O que é scanner óptico?

Um dispositivo que pode ler textos ou ilustrações impressas em papel e traduzir as informações em um formato que o computador possa usar. Um scanner funciona digitalizando uma imagem - dividindo-a em uma grade de caixas e representando cada caixa com um zero ou um, dependendo se a caixa está preenchida. (Para escala de cores e cinza, o mesmo princípio se aplica, mas cada a caixa é então representada por até 24 bits.) A matriz de bits resultante, chamada de mapa de bits, pode então ser armazenada em um arquivo, exibida em uma tela e manipulada por programas.

Scanners ópticos não distinguem texto de ilustrações; eles representam todas as imagens como mapas de bits. Portanto, você não pode editar diretamente o texto que foi digitalizado. Para editar o texto lido por um scanner óptico, você precisa de um sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para traduzir a imagem em caracteres ASCII. A maioria dos scanners ópticos vendidos hoje vem com pacotes de OCR.

Os scanners diferem uns dos outros nos seguintes aspectos:

  • tecnologia de digitalização: A maioria dos scanners usa matrizes de dispositivo acoplado de carga (CCD), que consistem em fileiras compactas de receptores de luz que podem detectar variações na intensidade e frequência da luz. A qualidade da matriz CCD é provavelmente o fator mais importante que afeta a qualidade do scanner. Os scanners de tambor de força da indústria usam uma tecnologia diferente que depende de um tubo fotomultiplicador (PMT), mas este tipo de scanner é muito mais caro do que os scanners baseados em CCD mais comuns.
  • resolução: Quanto mais denso for o mapa de bits, maior será a resolução. Normalmente, os scanners suportam resoluções de 72 a 600 dpi.
  • profundidade de bits: O número de bits usados ​​para representar cada pixel. Quanto maior a profundidade de bits, mais cores ou escalas de cinza podem ser representadas. Por exemplo, um scanner colorido de 24 bits pode representar 2 à 24ª potência (16.7 milhões) de cores. Observe, entretanto, que uma grande faixa de cores é inútil se as matrizes CCD forem capazes de detectar apenas um pequeno número de cores distintas.
  • tamanho e forma: Alguns scanners são pequenos dispositivos portáteis que você move pelo papel. Esses scanners portáteis são geralmente chamados de scanners de meia página porque podem digitalizar apenas 2 a 5 cm de cada vez. Scanners portáteis são adequados para pequenas imagens e fotos, mas são difíceis de usar se você precisar digitalizar uma página inteira de texto ou gráficos.
  • Scanners maiores incluem máquinas nas quais você pode alimentar folhas de papel. Eles são chamados de scanners alimentados por folhas. Scanners alimentados por folhas são excelentes para folhas soltas, mas não conseguem lidar com documentos encadernados.

    Um segundo tipo de scanner grande, chamado de scanner de mesa, é como uma fotocopiadora. Consiste em um quadro no qual você coloca livros, revistas e outros documentos que deseja digitalizar.

    Scanners aéreos (também chamados de scanners de prancheta) parecem um projetor. Você coloca os documentos voltados para cima em uma mesa de digitalização e uma pequena torre elevada se move pela página.