Geo-bloqueio

Geo-bloqueio é uma tecnologia que restringe o acesso ao conteúdo da Internet com base na localização do usuário na Terra. A localização de um usuário é determinada usando informações de localização geográfica, como endereços IP, informações de perfil e a medição do atraso de ponta a ponta de uma conexão de rede para localizar a localização física do usuário.

Usos de bloqueio geográfico

O bloqueio geográfico é mais comumente usado para restringir o acesso a conteúdo multimídia premium, como filmes ou programas de televisão, por motivos de direitos autorais e licenciamento. Como a proteção digital de material protegido por direitos autorais está se tornando cada vez mais difícil de controlar, o bloqueio geográfico oferece uma solução. Por exemplo, o Netflix, um serviço de streaming baseado em assinatura, usa o bloqueio geográfico devido a acordos de licenciamento com os criadores de conteúdo. Os usuários que moram fora dos Estados Unidos serão bloqueados geograficamente para assistir a filmes ou programas de televisão restritos apenas a residentes nos Estados Unidos. O serviço que a Netflix oferece é específico da região.

Outros usos incluem a aplicação de códigos fiscais a compras online, bloqueio de sites de jogos de azar nos estados em que é ilegal, prevenção de fraudes e bloqueio de tráfego malicioso.

Como evitar o bloqueio geográfico

Como o bloqueio geográfico usa um endereço IP para determinar a localização de um usuário, qualquer método que altere ou oculte um endereço IP verdadeiro pode ser usado para contorná-lo. Isso é conhecido como geo-spoofing e é usado principalmente para acessar o conteúdo de streaming bloqueado.

A maneira mais comum de evitar o bloqueio geográfico é usando uma rede privada virtual (VPN). Uma VPN fará com que pareça que o tráfego está vindo de um local diferente com um novo endereço IP. Ele também mantém uma conexão segura criptografando o tráfego e direcionando-o por um túnel seguro, o que significa que ninguém pode espionar atividades ou roubar informações. Se estiver usando uma VPN durante uma viagem, é especialmente valioso ao se conectar a uma rede wi-fi pública não segura.

Os servidores proxy também são úteis para evitar o bloqueio geográfico. Em vez de alterar um endereço IP, um servidor proxy atua como intermediário e obtém o conteúdo em nome do usuário. O site que fornece o conteúdo vê a solicitação originada do servidor proxy, não do usuário.