O que é enraizamento?

O enraizamento se refere ao processo de dar acesso root aos subsistemas do sistema operacional móvel Android em dispositivos móveis baseados em Android, como smartphones e tablets.

Especificamente, fazer o root de um dispositivo móvel Android envolve adicionar um aplicativo Linux chamado “su”, que significa SuperUser, que permite que aplicativos e comandos no dispositivo sejam executados com permissões elevadas. Com o sistema operacional móvel Android utilizando o kernel Linux em seu núcleo, fazer o root de um dispositivo móvel Android dá acesso semelhante, mas mais restrito, como nos sistemas operacionais Linux.

Exemplos de ações que um usuário pode realizar em um dispositivo com acesso root incluem a execução de aplicativos com permissões de nível de administrador, alteração de configurações e aplicativos restritos do sistema, configuração de tethering sem fio, personalização da aparência do dispositivo e remoção e substituição do sistema operacional do dispositivo por um mais recente ou outro sistema operacional móvel.

Por que você deseja fazer root em um dispositivo Android?

Os usuários geralmente optam por fazer o root em seus dispositivos como forma de contornar as limitações ou restrições colocadas no dispositivo pelos fabricantes de hardware ou pela operadora do dispositivo. No entanto, o enraizamento pode expor o dispositivo a problemas de segurança e estabilidade, além de comprometer a garantia do dispositivo.

Os perigos do enraizamento podem variar desde a execução de ações pelo usuário que podem alterar o sistema e torná-lo inutilizável (“bloqueio” do dispositivo) a aplicativos que acessam e executam comandos de superusuário sem o conhecimento do usuário.

Além disso, fazer o root em um dispositivo Android frequentemente anula a garantia fornecida pelos fabricantes e operadoras de dispositivos. E, embora os usuários possam desenraizar seu dispositivo na maioria dos casos, vestígios digitais do dispositivo que foi anteriormente conectado podem permanecer e, como resultado, violar a política de garantia.

Rooting vs. Jailbreaking

O root é frequentemente considerado a versão Android do jailbreaking, um processo que dá mais controle aos usuários de dispositivos móveis Apple iOS. Tanto o root quanto o jailbreaking são projetados para dar aos usuários elevados privilégios administrativos sobre seus dispositivos, mas o jailbreak vai alguns passos além do root devido às proibições mais restritivas da Apple em seus dispositivos iOS.

Além disso, o jailbreak permite que os usuários modifiquem o sistema operacional iOS, bem como instalem e usem aplicativos não aprovados oficialmente pela Apple por meio de um processo denominado sideload. Em muitos casos, os dispositivos Android permitem ambas as ações sem a necessidade de primeiro fazer o root no telefone.