O marketing por email direcionado é uma técnica de marketing moderna que maximiza a tecnologia digital na identificação de um público específico para uma campanha de email personalizada. Ele restringe o público por meio da segmentação, entende os destinatários do e-mail e enquadra a mensagem em seu contexto. Isso estabelece e converte relacionamentos em vendas e fidelização de clientes.
De acordo com uma estudo recente, cerca de 3.9 bilhões de usuários de e-mail enviam e recebem globalmente mais de 281 bilhões de e-mails todos os dias. Mas um e-mail aleatório de um remetente desconhecido tem a vida útil mais curta, pois vai direto para a pasta de spam e os e-mails impessoais de profissionais de marketing são excluídos em um instante.
Em vez de apenas enviar e-mails em massa sobre produtos e serviços, o marketing por e-mail direcionado se comunica diretamente com um grupo selecionado de pessoas em uma lista de contatos. Um conteúdo personalizado bem elaborado que atende às necessidades do cliente estimula os leitores a abrir, clicar e responder positivamente. O software e os serviços de marketing por email podem ajudar os profissionais de marketing a criar cópias claras e direcionadas em seus emails.
Vantagens do marketing por e-mail direcionado
O marketing por e-mail direcionado prova ser benéfico para a empresa porque:
- promove produtos e serviços, aumenta o conhecimento da marca por parte dos clientes e melhora a retenção de clientes
- envia uma mensagem relevante abordando as necessidades do cliente
- gera mais receita, pois os clientes estão mais propensos a abrir, ler e responder a mensagens personalizadas
- ajuda a criar um conteúdo mais envolvente que solicita maiores taxas de abertura e cliques
- aumenta as taxas de conversão e produz maiores retornos sobre os investimentos (ROI), aumentando assim a receita potencial
Análise e marketing por email direcionado
Uma cópia de e-mail que se conecta aos clientes requer uma visão de 360 graus do público para um melhor entendimento de suas necessidades. Mas as informações precisas do cliente, como nome, aniversário, sexo, idade, profissão, interesses, hábitos de compra e comportamento online, podem ser difíceis de coletar e analisar. Usando análises avançadas e software de inteligência de negócios ajuda a reunir informações, visualizar dados e segmentar o público-alvo com base em dados demográficos, localização geográfica, perfis psicológicos, interações digitais e histórico sociocultural.