Carneiro

A memória de acesso aleatório (RAM) é um componente de alta velocidade em dispositivos que armazena temporariamente todas as informações de que um dispositivo precisa para o presente e o futuro. É um tipo de memória de computador que pode ser acessada aleatoriamente, ou seja, qualquer byte de memória pode ser acessado sem tocar nos bytes anteriores. A RAM é encontrada em servidores, PCs, tablets, smartphones e outros dispositivos. Na tecnologia atual, a RAM assume a forma de chips de circuito integrado com células de memória semicondutor de óxido metálico (MOS).

A velocidade e o desempenho de um sistema estão diretamente relacionados à quantidade de RAM instalada.

A RAM armazena as informações que um computador está usando ativamente para que possa ser acessado rapidamente. Ele permite que os computadores executem tarefas diárias, como carregar aplicativos, navegar na Internet, editar uma planilha e alternar rapidamente entre todas essas tarefas.

Tipos de RAM

Existem dois tipos principais de RAM que contrastam tanto no desempenho quanto na faixa de preço:

  • Memória de acesso aleatório estática (SRAM): um chip de memória que é mais rápido e usa menos energia do que DRAM
  • Memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM): um chip de memória que pode conter mais dados do que um chip SRAM, mas requer mais energia.

O gráfico abaixo do Enterprise Storage Forum detalha o diferença de SRAM vs. DRAM em computadores:

Característica

DRAM

SRAM

Custo

Mais barato

Mais caro

atuação

Mais lento: memória fora do chip com maior tempo de acesso

Memória on-chip com tempo mínimo de acesso; pode ser executado na velocidade do microprocessador host

Caso de uso

Memória principal

Caches de microprocessador de nível 1 e nível 2

Densidade

Menos densidade por célula (1 transistor por chip), mas pode empacotar mais células no espaço

Mais denso (6 transistores por chip), mas pode caber menos células no espaço

Potência

Geralmente mais alto: capacitores vazam energia graças ao isolamento imperfeito, exigindo atualizações regulares de energia.

Geralmente mais baixo: Sem vazamento de carga, uma vez que muda a direção da corrente por meio de interruptores em vez de vazar energia pelo capacitor. No entanto, isso depende do ambiente do aplicativo e a SRAM pode consumir tanto ou mais energia quanto a DRAM.

Capacidade de armazenamento

Maior: conecta-se diretamente ao barramento da CPU, armazenamento volátil medido em GBs

Menor: atua como cache; armazenamento medido em MBs

Volatilidade

Volátil: deve ter fonte de alimentação ativa mais cargas frequentes enquanto estiver ativo.

Volátil: não requer cobranças adicionais enquanto está recebendo energia, mas eventualmente perde dados sem ela.

Colocação física

motherboard

Processadores ou entre processador e memória principal

RAM vs. memória vs. armazenamento

No uso comum, o termo RAM é sinônimo de memória principal, onde um sistema de computação armazena dados que está usando ativamente. Os sistemas de armazenamento, como discos rígidos, dispositivos de armazenamento em rede ou armazenamento em nuvem, são onde um sistema salva os dados que precisará acessar posteriormente. Memória e armazenamento são frequentemente confundidos um com o outro porque ambos são medidos em megabytes, gigabytes e terabytes.

Os sistemas de computação podem recuperar dados da RAM rapidamente, mas quando um dispositivo é desligado, todos os dados que estavam na memória vão embora. Se ocorrer uma queda de energia inesperada ou falha do sistema, os documentos ou arquivos não salvos serão perdidos porque os dados foram armazenados na memória do sistema, que é volátil.

Por outro lado, o armazenamento é mais lento, mas pode reter dados quando o dispositivo é desligado. Portanto, por exemplo, se um documento foi salvo em um disco rígido antes de uma queda de energia ou falha do sistema, o usuário ainda poderá recuperá-lo quando o sistema estiver funcionando novamente. O armazenamento geralmente é mais barato do que a RAM por gigabyte. Como resultado, a maioria dos PCs e smartphones tem muitas vezes mais gigabytes de armazenamento do que gigabytes de RAM. O uso crescente de drives de estado sólido turvou a linha entre memória e armazenamento.