Sku

Abreviatura de stock keeping unit, SKU é um número de identificação numérico único que se refere a um item de estoque específico no estoque ou catálogo de produtos de um varejista. O SKU é freqüentemente usado para identificar o produto, tamanho ou tipo do produto e o fabricante. No setor de varejo, o SKU é parte do sistema de controle de estoque de back-end e permite que um varejista rastreie um produto em seu estoque, que pode estar em depósitos ou pontos de venda.

SKU e número de série são iguais?

Não. Embora os SKUs e os números de série possam parecer semelhantes, eles têm objetivos diferentes. SKUs são usados ​​no contexto de estoque antes de um item ser vendido e os números de série são usados ​​no contexto de propriedade. Os números de série ajudam a verificar a elegibilidade da garantia se algo quebrar com um software ou peça de equipamento e pode ajudar na recuperação de itens que foram roubados ou perdidos. Além disso, múltiplos do mesmo item terão o mesmo SKU, mas números de série exclusivos.

Qual é a diferença entre SKU, PLU e UPC?

Ao contrário de SKUs e números de série, as diferenças entre PLUs (consulta de preço), UPCs (código universal do produto) e SKUs são menos claras. Todas as três categorias de códigos são combinações de números que identificam algo sobre um item específico e, às vezes, essas identidades se sobrepõem para simplicidade ou eficiência.

Os códigos UPC são colocados em prática pelo fabricante e identificam o mesmo produto em lojas diferentes. Os SKUs são implementados pelo varejista, entretanto, às vezes o SKU será diferente se o fabricante alterou o UPC de um item após ele ter sido distribuído para as lojas de varejo. Por esse motivo, a maioria dos códigos UPC e SKU serão iguais, mas às vezes serão diferentes dependendo da loja e do próprio item.

Um PLU é usado para produzir itens que são vendidos por peso, volume ou quantidade. Esses códigos globais geralmente têm menos de 4 ou 5 dígitos e são atribuídos pela International Federation for Produce Standards (IFPS). Os supermercados podem ou não usar o PLU como SKU para um item, mas em geral os PLUs são usados ​​para tornar as transações de PDV e atualizações de estoque mais fáceis e rápidas.