O que é um aplicativo (software aplicativo)?

Um aplicativo é qualquer programa, ou grupo de programas, projetado para o usuário final. Os aplicativos de software (também chamados de programas de usuário final) incluem programas de banco de dados, processadores de texto, navegadores da Web e planilhas.


Imagem: Diagrama de software de aplicativo

Falando figurativamente, os aplicativos ficam sobre o software do sistema porque não podem ser executados sem o sistema operacional e os utilitários do sistema. O software de sistema consiste em programas de baixo nível que interagem com o computador em um nível muito básico. Isso inclui sistemas operacionais, compiladores e utilitários para gerenciar recursos de computador.

Mecanismos de entrega de aplicativos

Os desenvolvedores têm muitas opções diferentes para levar seus aplicativos aos usuários finais. Nas décadas anteriores, quase todos os aplicativos eram instalados diretamente nos PCs e / ou servidores dos usuários.

Hoje, muitos aplicativos são fornecidos como aplicativos da web. O código para esses aplicativos reside em um servidor da Web e os usuários acessam o aplicativo por meio de um navegador da Web. Exemplos comuns de aplicativos da Web incluem e-mail baseado na Web, plataformas de mídia social, wikis e leilões online.

As distinções entre aplicativos da Web e sites podem ser um pouco confusas. No entanto, em geral, os sites têm conteúdo principalmente estático com poucos elementos interativos, enquanto os aplicativos da Web têm conteúdo principalmente dinâmico e são projetados para interação do usuário.

Um terceiro tipo, aplicativos de software como serviço (SaaS), está intimamente relacionado aos aplicativos da web. Assim como acontece com os aplicativos da Web, os usuários geralmente acessam os aplicativos SaaS por meio de um navegador da Web. No entanto, alguns aplicativos SaaS também podem ser acessados ​​por meio de um aplicativo móvel nativo em um dispositivo como um smartphone ou tablet. Além disso, os dados do usuário para um aplicativo SaaS são armazenados em um ambiente de computação em nuvem (o que pode ou não ser o caso para aplicativos Web), e muitos aplicativos SaaS cobram uma taxa de assinatura, o que é menos comum para aplicativos Web.

Exemplos bem conhecidos de aplicativos SaaS incluem Salesforce.com, Microsoft Office 365 e Adobe Creative Cloud.

Leitura recomendada: Definição de aplicativo corporativo da FileMemo.

App versus aplicativo

Muitas pessoas usam as palavras aplicativo e aplicativo de forma intercambiável, mas os puristas dirão que os dois são ligeiramente diferentes. App é usado para descrever um tipo de aplicativo que tem uma única funcionalidade, enquanto um aplicativo pode lidar com várias funções. Veja a definição de aplicativo da FileMemo para saber mais.