NEtwork Dproduto que espirre ATtached Senfurecer-se (NDAS) é uma tecnologia de armazenamento digital proprietária que utiliza um protocolo Lean Packet Exchange (LPX) para conectar dispositivos externos de armazenamento digital a uma rede via Ethernet ou USB. Ao contrário do Network-Attached Storage (NAS), o Network Direct-Attached Storage baseado em LPX não é roteável, portanto, o hardware de armazenamento não pode ser acessado diretamente pela Internet.
Originalmente desenvolvido pela Ximeta em 2003 (e posteriormente comercializado pela IOCELL, que adquiriu a tecnologia NDAS da Ximeta em 2011), o Network Direct-Attached Storage também é diferente do Network-Attached Storage porque cada cliente requer um driver de software para acessar o armazenamento NDAS hardware. O driver de software permite que qualquer cliente na rede controle, use e compartilhe diretamente o dispositivo ou dispositivos NDAS.
Leitura recomendada: O que é armazenamento corporativo?
Vantagens do armazenamento conectado diretamente à rede
As supostas vantagens do Network Direct-Attached Storage são melhor desempenho, menor sobrecarga (nenhum sistema operacional é necessário no próprio dispositivo), segurança aprimorada e instalação simplificada e facilidade de uso. Uma variedade de dispositivos de armazenamento digital externos podem ser usados na forma de armazenamento conectado diretamente à rede, incluindo discos rígidos, unidades ópticas, unidades de fita, unidades flash e muito mais.
NDAS x DAS, SAN e NAS
O Network Direct-Attached Storage contrasta com o Direct-Attached Storage (DAS), pois este último se refere ao hardware de armazenamento que não pode ser conectado diretamente a uma rede, mas compartilha a impossibilidade de ser acessado pela Internet. Por outro lado, o armazenamento conectado à rede (NAS) e as redes de área de armazenamento (SANs) estão mais intimamente relacionadas ao NDAS, pois ambos fornecem acesso ao hardware de armazenamento na rede.
A principal diferença entre Network-Attached Storage e Storage Area Networks é que, enquanto o NAS oferece leitura de armazenamento em nível de arquivo, SANs são redes compostas de dispositivos de armazenamento que facilitam o armazenamento em nível de bloco. NDAS oferece recursos de armazenamento em nível de arquivo e em nível de bloco.