O Wear OS é uma versão do sistema operacional móvel Android do Google que foi desenvolvida e otimizada especificamente para smartwatches e outros dispositivos de computação vestíveis. Originalmente conhecido como Android Wear (antes de março de 2018), o Wear OS by Google funciona de maneira semelhante ao sistema operacional móvel Apple WatchOS usado em dispositivos Apple Watch.
O Wear OS depende muito do Google Assistant para fornecer informações aos usuários do Wear OS, incluindo clima, mapas e direções, música, pesquisas na Web e muito mais, e também é projetado para fornecer notificações e informações baseadas no contexto por meio do Google Assistant. Os usuários podem facilmente deslizar ou confiar em comandos de voz para acessar e navegar na interface do Wear OS.
Em termos de conectividade, o Wear OS suporta conectividade Bluetooth, Wi-Fi, 3G e LTE e pode interagir com dispositivos Android e Apple iOS. Os dispositivos smartwatch Google Wear OS atualmente disponíveis incluem Fossil Sport, Mobvoi s TicWatch, Montblanc s Summit 2, Misfit Vapor, LG W7, Casio Protrek, Movado Connect, Huawei Watch 2 e muito mais.
O Google melhora o Wear OS com atualização H
O Google forneceu uma atualização significativa para o Wear OS em novembro de 2018 na forma do Wear OS 2.2, também conhecida como atualização H. O Wear OS 2.2 é executado nos sistemas operacionais Android 7.1.1 Nougat, Android 8.0 Oreo e Android 9 Pie.
A atualização oferece inúmeras melhorias de bateria e melhorias de desempenho, incluindo um modo de economia de bateria, um modo de suspensão profunda que entra em ação após 30 minutos de inatividade e um recurso de desligamento em duas etapas. Um recurso de currículo de aplicativo inteligente também foi lançado no Wear OS 2.2, permitindo que os usuários continuem de onde pararam em seus aplicativos de maneira rápida e fácil.
A versão mais recente do Wear OS by Google, Wear OS 2.6, foi lançada em fevereiro de 2019.