Sistema operacional

Um sistema operacional (SO) é um programa de software que serve como interface entre outros aplicativos e o hardware em um computador ou dispositivo móvel. Os sistemas operacionais de desktop executam tarefas básicas, como reconhecimento de entrada de um teclado, envio de saída para uma tela, gerenciamento de arquivos e diretórios em uma unidade de armazenamento e controle de dispositivos periféricos como impressoras. Os sistemas operacionais em dispositivos maiores também podem suportar muitas operações avançadas, incluindo multitarefa, gerenciamento multiusuário, multiprocessamento e multithreading.

Funções de um sistema operacional

Embora alguns sistemas operacionais ofereçam recursos ou designs exclusivos, a maioria tem um conjunto consistente de funções em seu núcleo:

  • A interface do usuário, seja uma interface gráfica do usuário (GUI) ou uma interface da linha de comando (CLI), fornece uma maneira para os usuários interagirem com o sistema operacional e executar operações fora de um aplicativo. A principal diferença entre esses tipos de interfaces de usuário é que uma CLI usa um terminal baseado em texto, enquanto uma GUI fornece uma área de trabalho visual com ícones e botões virtuais.
  • A plataforma de software é o que dá aos programas aplicativos a base para operar. Na maioria dos casos, um sistema operacional inicia e mantém os aplicativos, facilita a entrada e a saída do hardware e gerencia os recursos usados ​​para executar o aplicativo. Esses aplicativos também podem enviar solicitações para que o sistema operacional execute tarefas específicas usando uma interface de programa de aplicativo (API).
  • O kernel fornece gerenciamento básico do hardware subjacente de um dispositivo. Isso inclui a unidade de processamento central (CPU), memória, portas USB, dispositivos gráficos e dispositivos de armazenamento.

Sistemas operacionais de desktop

A maioria dos dispositivos vem com um sistema operacional já pré-carregado. Como tal, o sistema operacional de um dispositivo depende do fabricante do hardware. Um computador desktop ou laptop normalmente usa um dos seguintes sistemas operacionais:

  • O Microsoft Windows representa a maior parte dos sistemas operacionais em uso hoje. A Microsoft distribui o Windows em sua linha de dispositivos Surface e também licencia o software para quase todos os fabricantes de PC, incluindo Dell, HP, Lenovo, Asus e Acer.
  • macOS (antigo Mac OS X) é o sistema operacional exclusivo para dispositivos Apple. Famosa por seus designs de arquitetura fechada, a Apple desenvolveu o macOS para funcionar exclusivamente em sua coleção de laptops e desktops Mac.
  • Linux é um sistema operacional de código aberto distribuído gratuitamente para várias plataformas de hardware. A família Linux OS foi desenvolvida na década de 1990 como um derivado do sistema operacional UNIX comercial.

Sistemas Operacionais Móveis

A maioria dos dispositivos móveis, de smartphones a tablets e smartwatches, tem sistemas operacionais dedicados que fornecem funcionalidades exclusivas. Como esses dispositivos geralmente são menores e oferecem recursos limitados, os sistemas operacionais priorizam a eficiência e a capacidade de resposta. Desenvolvedores populares para sistemas operacionais de dispositivos móveis incluem:

  • Apple, que desenvolveu sistemas operacionais separados para cada um de seus dispositivos móveis: iOS para iPhone, iPadOS e watchOS. Juntamente com o macOS, cada um desses sistemas operacionais aproveita o iCloud para criar uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.
  • Microsoft, que incluiu suporte para tablets em sua versão 2015 do Windows 10.
  • Google, cujo sistema operacional Android domina o mercado de tablets e smartphones. A linha de tablets Fire da Amazon usa uma versão adaptada do software Android, chamada Fire OS, que mantém a maioria dos recursos principais, mas se concentra mais nos serviços da Amazon como Prime Video, Amazon Music, Kindle e Audible.

Sistemas operacionais em tempo real

Alguns sistemas operacionais são incorporados a dispositivos que atendem a uma finalidade específica, como dispositivos médicos, caixas eletrônicos (ATMs) e dispositivos domésticos inteligentes. Esses sistemas operacionais são chamados de sistemas operacionais em tempo real (RTOS) porque executam ações dentro de um determinado período de tempo e processam os dados assim que são recebidos. Um RTOS é geralmente muito mais leve do que um sistema operacional móvel ou desktop, por isso é desenvolvido para executar um número limitado de operações com alta eficiência e confiabilidade.