Em gestão empresarial e tecnologia da informação (TI), um silo de informação é um sistema de gestão que não pode operar com nenhum outro sistema. É fechado para outros sistemas, criando um ambiente de sistemas individuais e díspares dentro de uma organização. Por causa dessas condições, as informações não são compartilhadas de maneira adequada, mas permanecem isoladas em cada sistema ou subsistema. Os silos de dados podem criar obstáculos para as empresas que desejam usar a mineração de dados para fazer uso produtivo de seus dados.
O termo originou-se do silo agrícola no qual materiais a granel, como grãos ou ração fermentada, são armazenados.
Como silos acontecem
Os silos ocorrem devido à forma como uma organização está estruturada. As mesmas prioridades, objetivos ou mesmo ferramentas não são compartilhados, portanto, os departamentos operam como unidades de negócios individuais ou entidades dentro da empresa. Os gerentes são responsáveis por um departamento específico dentro de uma organização e cada gerente tem diferentes prioridades, responsabilidades e visão. Freqüentemente, os gerentes não estão cientes das prioridades e metas de outros departamentos e há pouca comunicação, colaboração e trabalho em equipe entre essas unidades de negócios. Um silo pode ser criado inconscientemente ou deliberadamente.
Problemas com silos de informação
Embora um silo possa proteger informações críticas, ele cria mais problemas do que resolve, como redundância, confusão e desinformação:
- Cópias de dados duplicadas: vários silos significam várias cópias do mesmo conteúdo. Isso cria problemas de armazenamento, distorce os esforços de amostragem de dados e causa complicações para encontrar a versão original ou mais atualizada.
- Visão incompleta: cada silo gera uma visão distinta de dados que é única para as necessidades de uma função de negócios específica. Isso cria o problema de departamentos que preferem seus próprios dados (distorcidos). Decisões importantes podem ser feitas com base em informações incorretas ou presumidas.
- Prioridades diferentes: Se as informações não são compartilhadas, não há consenso sobre qual é a prioridade. O que é prioridade para um departamento pode não ser prioridade para outro, levando à frustração e prazos perdidos.
A mentalidade do silo
A mentalidade de silo é uma relutância organizacional em compartilhar informações com funcionários de diferentes divisões da mesma empresa. Normalmente, a atitude protetora em relação às informações começa com a gestão e é transmitida aos funcionários individualmente. A mentalidade de silo impacta negativamente as operações, reduz o moral dos funcionários e pode contribuir para o fracasso geral de uma empresa ou de seus produtos e cultura.
Consertando silos de informação
Livrar-se de silos pode ser feito de forma eficiente se for tratado como prioridade. Os dados isolados podem ser consolidados ou evitados por:
- Usando software de integração
- Incentivar um local de trabalho colaborativo
- Simplificando e consolidando a infraestrutura de tecnologia
- Desenvolvimento de novos processos para armazenamento de dados
- Consolidar dados em um data lake ou data warehouse