O que é acelerador gráfico?

Um tipo de adaptador de vídeo que contém seu próprio processador para aumentar os níveis de desempenho. Esses processadores são especializados para computar transformações gráficas, de modo que alcançam melhores resultados do que a CPU de uso geral usada pelo computador. Além disso, eles liberam a CPU do computador para executar outros comandos enquanto o acelerador gráfico lida com computadores gráficos.

A popularidade dos aplicativos gráficos e, especialmente, dos aplicativos de multimídia, tornou os aceleradores gráficos não apenas um aprimoramento comum, mas também uma necessidade. A maioria dos fabricantes de computador agora inclui um acelerador gráfico com seus sistemas de gama média e alta.

Além do processador gráfico usado, as outras características que diferenciam os aceleradores gráficos são:

  • memória : Os aceleradores gráficos têm sua própria memória, que é reservada para armazenar representações gráficas. A quantidade de memória determina quanta resolução e quantas cores podem ser exibidas. Alguns aceleradores usam DRAM convencional, mas outros usam um tipo especial de RAM de vídeo (VRAM), que permite que o circuito de vídeo e o processador acessem simultaneamente a memória.
  • ônibus : Cada acelerador gráfico é projetado para um tipo específico de barramento de vídeo. A partir de 1995, a maioria foi projetada para PCIbus.
  • cadastre-se width: Quanto mais largo o registro, mais dados o processador pode manipular com cada instrução. Os aceleradores de 64 bits já estão se tornando comuns e podemos esperar aceleradores de 128 bits em um futuro próximo.
  • Veja também Understanding Video and Graphics Adapters em “Did You Know ...?” Da FileMemo seção.