Clickbait, também escrito como isca de clique, é um conteúdo online que usa manchetes sensacionalistas e descrições de texto para induzir uma pessoa a clicar para ver o artigo original da web na publicação de origem. Clickbait tende a se espalhar rapidamente por meio de mídias sociais e sites de compartilhamento, como Facebook e Twitter.
Clickbait é receita
Cada clique e visualização do artigo de origem geralmente gera receita com base em anúncios para a publicação. Quanto mais cliques um artigo recebe, mais receita você ganha. Por esse motivo, clickbait é projetado para atrair um grande número de leitores e raramente usa diretrizes de qualidade e fontes pesquisadas. Alguns artigos clickbait usarão um grande número de imagens ou videoclipes espalhados por várias páginas para aumentar ainda mais o número de cliques do usuário. Cada página do clickbait conterá vários anúncios.
Manchetes e conteúdo do clickbait
O título de um artigo clickbait é o elemento mais importante. As manchetes clickbait costumam ser escritas para manipular sentimentos ou chamar a atenção. Por exemplo, o título pode despertar emoções de raiva (“Você ficará indignado com o que aconteceu com essa garotinha”). Outros tipos de clickbait são habilmente projetados para deixar as pessoas curiosas (“Este homem encontrou um envelope lacrado. Você não vai acreditar no que estava dentro!”).
Freqüentemente, o título e o conteúdo do clickbait são de natureza sensacional, provocativa ou controversa. Esses tipos de manchetes, junto com imagens atraentes e compartilhamento e comentários nas redes sociais, são todos elementos comuns do clickbait.