Sobrescrever

Sobrescrever é a reescrita ou substituição de arquivos e outros dados em um sistema de computador ou banco de dados por novos dados. Um exemplo comum disso é receber um alerta no Microsoft Word de que já existe um arquivo com o mesmo nome e ser solicitado a escolher se deseja restaurar o arquivo antigo ou salvar o novo. Salvar o novo sobrescreverá o arquivo anterior, mesmo que salvar seja tão inócuo quanto alterar o título ou mantê-lo.

Os detalhes do processo de sobrescrita são complicados, mas envolvem a troca de 0s e 1s binários no código, um processo geralmente irreversível. Alguns sistemas de computador permitem a recuperação de arquivos ou recuperação com certas condições que devem ser atendidas. Fazer backup de arquivos em uma nuvem é uma boa maneira de ter versões anteriores dos arquivos disponíveis, para que uma versão anterior possa ser restaurada, se necessário.

Alguns aplicativos, como o Microsoft Word, têm dois modos de digitação diferentes - modo de sobrescrever (ou sobrescrever) e modo de inserção. O modo de inserção é de longe o mais usado; você simplesmente adiciona novos dados digitando onde quer que o mouse clique. Mas o modo de substituição substitui os dados conforme você digita. Esta é uma configuração que você deve selecionar no aplicativo se quiser usá-la.

Substituição e segurança

Parece difícil recuperar ou reter dados se eles forem sobrescritos acidentalmente, e realmente são. Mas, ironicamente, a substituição total e completa de dados em sistemas de arquivos e hardware pode ser um desafio. Muitas vezes, as empresas ou indivíduos desejam sobrescrever completamente um arquivo ou dispositivo para que nenhum dado confidencial seja deixado nele quando o transferem para outra pessoa. Mas alguns sistemas criam novos backups em áreas diferentes que os usuários não conhecem - com o propósito de resgatar os dados caso sejam perdidos - e então eles não podem limpar totalmente um arquivo ou dispositivo. Unidades de estado sólido (SSDs), por exemplo, às vezes retêm ou duplicam dados no armazenamento, o que torna difícil se livrar desses dados quando necessário. Muitos dispositivos que deveriam ser apagados de todos os dados anteriores não foram realmente apagados. Este é um risco potencial à segurança.

Veja também o modo de substituição