Um benchmark de CPU é o resultado de uma série de testes projetados para medir o desempenho de um computador ou dispositivo CPU (ou SoC). Um conjunto de padrões ou medições de linha de base é usado para comparar o desempenho de diferentes sistemas usando os mesmos métodos e circunstâncias.
Testes de referência de CPU
Um teste de benchmark de CPU típico comparará o sistema de teste com os padrões para o tipo de CPU usado. As especificações da CPU normalmente medidas por um teste de benchmark incluem:
-
Velocidade do relógio
-
Número de instruções executadas
-
Chamadas de registro por ciclo
-
Fatores gerais de eficiência da arquitetura
Os padrões de benchmark mudam entre gerações de CPUs e também entre diferentes fabricantes, como CPUs Intel e AMD.
O software de benchmark da CPU também reunirá e fornecerá informações sobre muitos dos principais dispositivos em um sistema de computador, como processador, placa-mãe e chipset, memória e muito mais.
O que é uma boa pontuação de benchmark da CPU?
No teste de benchmark da CPU, o que constitui uma pontuação boa ou ruim é subjetivo; vários elementos podem impactar o resultado de um teste de benchmark de CPU, incluindo o software de teste, fatores ambientais como velocidade de RAM e disco rígido e os KPIs considerados mais valiosos. Alguns testes usam situações do mundo real e outros usam ambientes idealizados, uma diferença que tem grandes implicações para as expectativas de marketing e desempenho de uma CPU. Da mesma forma, a velocidade do clock é frequentemente considerada a medida mais importante para uma pontuação de benchmark da CPU, mas fornece apenas uma visão estreita do desempenho geral do processador.
As GPUs também podem ser comparadas para determinar o desempenho das placas gráficas.