Remediação

Remediação, também conhecida como remediação de ameaças, é o processo pelo qual as organizações lidam com possíveis ataques e vulnerabilidades com antecedência e respondem a eles quando surgem. A correção de ameaças é proativa, procurando maneiras de um ataque acontecer e preparando locais vulneráveis ​​em uma rede. Isso inclui a preparação de funcionários, não apenas dispositivos e pontos de acesso.

As ameaças às redes da empresa incluem:

A engenharia social uma das maneiras mais fáceis de comprometer uma empresa é enganar os funcionários para que forneçam informações pessoais, enviar por engano as finanças da empresa para um golpista ou baixar malware em um dispositivo da empresa. Os funcionários devem estar totalmente cientes das ameaças externas e internas. Os programas de treinamento de segurança cibernética de funcionários são a melhor maneira de educar os funcionários sobre os riscos cibernéticos.

Acesso privilegiado ataques É fundamental restringir o acesso dos funcionários a contas e bancos de dados de alto nível, uma vez que as violações de dados geralmente ocorrem por meio de acesso privilegiado. Praticar o princípio de acesso com privilégios mínimos em toda a empresa limitará a chance de um invasor acessar recursos executivos.

Terceiros aplicações usar outro software para integrar plataformas existentes também pode ser uma ameaça, especialmente se esse aplicativo de terceiros tiver permissão para acessar muitos programas com dados confidenciais.

Armazenamento de dados fora embora ameaça normalmente se refira à cibersegurança e ataques, também pode significar ameaças aos dados armazenados. Uma organização sem um plano de recuperação de desastres ou provedor de backup não será capaz de proteger seus dados o suficiente, principalmente se não houver backup em outro local.

Dispositivos IoT a Internet das Coisas não foi projetada para ser protegida da mesma forma que os computadores e smartphones, e as empresas podem facilmente sofrer as consequências se um invasor acessar suas redes privadas por meio de um relógio inteligente ou fechadura.

Corrigir ameaças significa estar ciente de cada uma e configurar a segurança da rede e do endpoint para se preparar para ataques. Se os funcionários têm dispositivos IoT que não podem ser protegidos facilmente, cada um deve passar por verificações e monitoramento de segurança da empresa. E todos os dispositivos que os membros da equipe usam para acessar a rede da empresa devem ser protegidos por senha, no mínimo. Para que um funcionário acesse uma conta de alto nível ou que contenha dados confidenciais, eles devem fornecer várias formas de autenticação.

XDR e remediação

Sistemas como detecção e prevenção de intrusão permitem que as empresas detectem as ameaças à medida que surgem e as resolvam de forma proativa. E as soluções de detecção e resposta de endpoint (EDR) monitoram dispositivos endpoint e localizam atividades suspeitas na borda de uma rede. O XDR (detecção e resposta estendidas) é realmente o objetivo final para grandes empresas: é uma solução abrangente de resposta a ameaças que aborda todas as partes de uma rede, não apenas os terminais ou o perímetro. Uma solução XDR analisa todos os dados da empresa em um pool e automatiza a busca por ameaças. Ele prioriza alertas para que as equipes de TI e engenheiros não sejam sobrecarregados.

Como o XDR monitora todos os dados da empresa, não apenas uma seção, ele pode criar conexões mais facilmente entre as ameaças e localizar melhor a causa raiz de um problema de segurança ou violação. Isso permite que uma solução XDR reaja rapidamente com base nos detalhes da ameaça específica. Por outro lado, outras soluções de segurança em silos não terão acesso a todos os dados e podem não ser capazes de identificar o problema tão rapidamente.

Resposta ao incidente

A remediação às vezes se refere à resposta a incidentes, o processo de responder a uma violação de dados ou ataque cibernético. Mais comumente, porém, refere-se a medidas preventivas.