1. Em segurança de TI, acesso refere-se às permissões que um usuário, programa ou dispositivo tem para interagir com dados, conteúdo e / ou outros dispositivos. O acesso pode ser granular, como a capacidade de visualizar, compartilhar ou imprimir um arquivo específico, ou pode ser amplo, como a admissão ao sistema operacional de um computador para usar seus aplicativos instalados.
No nível do arquivo, o acesso pode ser personalizado para permitir uma combinação única de privilégios. Por exemplo, o acesso pode ser restrito a somente leitura, o que significa que um usuário, programa ou dispositivo pode visualizar um arquivo, mas não pode modificá-lo ou excluí-lo. Ou o acesso pode permitir que alguns arquivos sejam criados, editados ou excluídos, mas restringe essa funcionalidade para arquivos mais confidenciais. Este tipo de acesso é particularmente importante no contexto da gestão de direitos digitais (DRM), um sistema de proteção da propriedade intelectual e dos direitos autorais de dados. Como resposta ao aumento da pirataria na Internet, o DRM permite o acesso generalizado (ou limitado) a um arquivo digital, ao mesmo tempo que evita a duplicação ou reprodução não autorizada.
Quando aplicado ao armazenamento, o acesso se refere ao ato de ler ou gravar dados em um dispositivo de armazenamento em massa. Por exemplo, os programas podem acessar a memória de um computador, o que significa que eles leem ou gravam dados na memória principal, mas não interagem com ela de outra forma. O tempo que leva para localizar um único byte de informação em um dispositivo de armazenamento em massa é chamado de tempo de acesso.
No desenvolvimento web, o acesso caracteriza quais páginas de um site são visíveis na Internet e quais usuários podem visualizá-las ou modificá-las. Se uma página da web ainda estiver em produção, o rascunho ficará oculto ao público, mas ainda poderá ser acessado por qualquer pessoa que tenha credenciais de login com os privilégios corretos. Os níveis de acesso também podem ser úteis ao bloquear conteúdo ou construir um site de comunidade no qual alguém deve se tornar um membro para obter acesso.
Com computadores e servidores, o acesso de administrador (também chamado de acesso de nível raiz) geralmente oferece visibilidade e controle completos sobre todos os aspectos de um computador ou rede, bem como os privilégios de acesso de outros usuários. Esse tipo de acesso permite que os administradores instalem e configurem aplicativos e software.
2. Quando em maiúsculas, Access se refere ao Microsoft Access.