servidor

(para ser visto) (N.) Um servidor é um tipo de computador ou dispositivo em uma rede que gerencia os recursos da rede. Os servidores geralmente são dedicados, o que significa que não realizam nenhuma outra tarefa além de suas tarefas de servidor. Em sistemas operacionais de multiprocessamento, entretanto, um único computador pode executar vários programas ao mesmo tempo. Um servidor, neste caso, pode se referir ao programa que está gerenciando recursos, em vez de todo o computador.

Diferentes tipos de servidores

Servidores de diferentes tipos realizam trabalhos diferentes, desde servir e-mail e vídeo até proteger redes internas e hospedar sites. Existem muitos tipos diferentes de servidores, por exemplo:

  • Servidor de arquivos: um computador e dispositivo de armazenamento dedicado ao armazenamento de arquivos. Qualquer usuário da rede pode armazenar arquivos no servidor.
  • Servidor de impressão: um computador que gerencia uma ou mais impressoras e um servidor de rede é um computador que gerencia o tráfego da rede.
  • Servidor de banco de dados: um sistema de computador que processa consultas de banco de dados.

Os servidores são apenas computadores de mesa?

Muitas pessoas acreditam erroneamente que um servidor é um computador desktop típico, mas simplesmente executar um sistema operacional de servidor em um computador desktop não substitui o hardware de servidor real. Para o usuário doméstico médio que procura um servidor básico e usado com pouca frequência, um criado a partir de um computador desktop pode funcionar, mas a maioria das empresas descobrirá que um servidor dedicado pronto é a melhor escolha. Um servidor é projetado para gerenciar, armazenar, enviar e processar dados 24 horas por dia, deve ser mais confiável do que um computador desktop e oferece uma variedade de recursos e hardware normalmente não usados ​​em um computador desktop comum.

Leitura recomendada: Saiba mais sobre a diferença entre servidores e desktops neste artigo da FileMemo.

Hardware do servidor

Uma das melhores opções para uma pequena empresa é um servidor dedicado construído desde o início como um servidor de arquivos para fornecer recursos e opções de expansão que faltam em um computador desktop. Antes de investir em hardware de servidor, você precisa considerar muitas coisas, incluindo o sistema operacional do servidor, aplicativos, armazenamento, processador, formato, memória e muito mais para ajudá-lo a escolher com sabedoria.

As 5 principais definições de servidor para saber

1. O que é um servidor da Web?

Os servidores da Web são computadores que entregam (ou servem) páginas da Web. Cada servidor Web possui um endereço IP e possivelmente um nome de domínio. Existem muitos aplicativos de software de servidor da Web, incluindo software de domínio público e pacotes comerciais.

2. O que é um servidor proxy?

Um servidor proxy é um servidor que fica entre um aplicativo cliente, como um navegador da Web, e um servidor real. Os servidores proxy têm dois objetivos principais: melhorar o desempenho e filtrar solicitações.

3. O que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado é um único computador em uma rede reservado para atender às necessidades da rede. Por exemplo, algumas redes exigem que um computador seja reservado para gerenciar as comunicações entre todos os outros computadores.

4. O que é um servidor de aplicativos?

Um servidor de aplicativos é um programa que lida com todas as operações de aplicativos entre os usuários e os aplicativos ou bancos de dados de back-end de uma organização. Este tipo de servidor é normalmente usado para aplicativos baseados em transações complexas.

5. O que é um servidor em nuvem?

Os servidores em nuvem são serviços disponibilizados aos clientes sob demanda via Internet. Em vez de serem fornecidos por um único servidor ou servidor virtual, os serviços de hospedagem de servidores em nuvem são fornecidos por vários servidores conectados que compõem uma nuvem.

6. O que é virtualização?

A virtualização pode fazer com que um servidor atue como muitos, com um servidor hospedando muitas máquinas virtuais que atuam como servidores. Os contêineres dão um passo adiante, criando um aplicativo encapsulado com seu próprio ambiente operacional. Na outra extremidade do espectro, muitos servidores podem atuar como um cluster, uma tecnologia geralmente usada em computação de alto desempenho.