Sensor

Um sensor interpreta informações específicas do ambiente e envia um sinal correspondente para uma unidade de processamento. Não existe uma definição de sensor particularmente aceita pela comunidade científica. Mas basicamente falando, consiste na parte que recebe informações (a parte de detecção), a parte que interpreta e transmite essas informações em pacotes de dados e o hardware do sistema sensor que processa os dados.

A sensibilidade de um sensor pode ser medida pela relação entre a característica que ele detecta (como pressão, temperatura ou som) e a saída correspondente desse sensor. Uma saída pode ser de tensão (elétrica) ou digital, que consiste em bits ou bytes.

Sensores e Internet das Coisas

Os sensores passaram por desenvolvimentos muito avançados à medida que a tecnologia inteligente os exige. A Internet das Coisas - dispositivos inteligentes interligados - requer sensores para reconhecimento de voz e comandos e toque, apenas para citar alguns. Um sensor de som pode ser responsável por reconhecer um comando vocal (“acender as luzes”).

A Internet das Coisas Industrial é a rede de tecnologia inteligente para grandes organizações. Os sensores detectam a umidade em edifícios, como instalações médicas, para evitar mofo, por exemplo, e para garantir níveis adequados para os pacientes. Os sensores também monitoram os níveis de gás e temperatura em edifícios e salas. O equipamento de vigilância pode usar sensores de detecção de movimento para rastrear o movimento em um edifício.