Um byte é uma medida de dados que contém oito bits, que é o menor incremento de dados em um computador. É a menor unidade endereçável de memória na maioria das arquiteturas de computador, e os documentos de protocolo de rede, como o Protocolo da Internet, referem-se a um byte de 8 bits como um octeto. Um único byte pode ser usado para representar 2 ao 8º ou 256 valores diferentes.
O byte foi originalmente criado para armazenar um único caractere, uma vez que 256 valores são adequados o suficiente para representar todas as letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos nas línguas ocidentais. Por exemplo, os bytes podem representar a letra N, uma vírgula, um sinal de porcentagem ou qualquer número de 0 a 256. Embora o byte tenha sido projetado para armazenar dados de caracteres, ele se tornou a unidade fundamental de medida para armazenamento de dados. Mas, como um byte contém tão pouco armazenamento, as capacidades de processamento e armazenamento do hardware do computador são normalmente em gigabytes (GB) e terabytes (TB).
Prefixos de byte
O prefixo que precede o byte ajuda a identificar o tamanho de um byte e quantos dados estão contidos nele. Os prefixos comumente usados incluem:
- kilobyte (KB): Um pequeno e-mail sem imagens tem aproximadamente 2 KB.
- megabyte (MB): Uma música tem aproximadamente 3-4 MB.
- Gigabyte (GB): Um DVD padrão pode conter até 4.7 GB de dados.
- Terabyte (TB): 500 horas de filmes ou 310,000 fotos é um TB.
- Petabyte (PB): 500 bilhões de páginas de texto digitado padrão equivale a aproximadamente 1 PB.
Para uma representação visual do tamanho do byte e números exatos, considere o gráfico abaixo. É importante notar que os tamanhos dos bytes não são arredondados uniformemente (1,024 em vez de 1,000 bytes) porque os computadores usam matemática binária em vez de um sistema decimal.