Um endereço IP público é fornecido pelo provedor de serviços de Internet do usuário e conecta a rede de computadores do usuário à Internet. Um endereço IP público é exclusivo para um determinado usuário. Os endereços IP privados, por outro lado, não conectam um dispositivo à Internet, mas sim à própria rede local por meio da qual todos os dispositivos se conectam. Os endereços IP privados podem ter que ser compartilhados porque são distribuídos entre os dispositivos em uma rede.
Os endereços IP públicos para usuários individuais e redes de computadores domésticos são dinâmicos. Isso significa que eles podem mudar em momentos diferentes. Os endereços IP dinâmicos têm menos probabilidade de serem hackeados porque o invasor tem menos tempo para adivinhá-los. Eles também facilitam a movimentação porque o endereço IP de um usuário individual pode ser facilmente reconfigurado. Os endereços IP estáticos são atribuídos a empresas e são mais caros do que os dinâmicos. Os endereços IP estáticos permitem que os usuários sempre acessem a rede da empresa sem o tempo extra que a alteração do endereço IP exigiria; solicitar endereços IP de servidores DNS retarda as sessões da web.
O endereço IP público de um usuário é visível para seu provedor de serviços de Internet (na verdade, geralmente é fornecido por eles). Isso permite que o ISP monitore todo o tráfego desse endereço IP. Os navegadores da Web e as empresas também podem ver endereços IP públicos e rastrear os dados e locais de seus clientes por meio dessas informações.
As versões 4 e 6 do protocolo da Internet suportam endereços IP de 32 bits, mas o IPv6 introduziu endereços de 128 bits. Isso significa que mais endereços exclusivos estão disponíveis, o que é importante porque o influxo de novos dispositivos pode ter esgotado todos os endereços IP disponíveis no IPv4.
Usando uma VPN para ocultar seu endereço IP
Quando você usa sua rede de computadores para acessar a Internet, os navegadores e sites podem ver seu endereço IP público. Se quiser que isso permaneça oculto para eles, você pode implementar uma rede privada virtual. Uma VPN ignora uma rede pública e cria um túnel seguro separado entre o seu dispositivo e o site que você está acessando. Uma VPN atribui aos usuários um endereço IP diferente do público. Quando o Google, ou qualquer outro mecanismo de pesquisa ou sites de empresas rastreiam seu endereço IP, eles verão o endereço atribuído pela VPN. Isso evita que essas empresas rastreiem seus dados pessoais ou localização.