Emoji se refere a pequenas imagens usadas em smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos para transmitir emoções ou representar um objeto ou símbolo de forma mais sucinta do que uma declaração de texto.
Emoji são uma evolução dos emoticons baseados em texto e semelhantes a imagens que os usuários criaram e incluíram em e-mails e mensagens de texto iniciais. Enquanto emoticons são criados por usuários a partir de texto, emoji são personagens de imagem padronizados que são incorporados em sistemas operacionais móveis e de PC para uso em mensagens de texto, postagens no Facebook e outros sites de redes sociais, conversas no Skype e outros aplicativos de mensagens e muito mais.
Emoji são incorporados em Unicode e são suportados em dispositivos móveis Apple iOS, Apple Mac OS X PCs (a partir do OS X Lion), dispositivos Android, computadores Windows 8 e Windows 10 e muito mais. O Unicode Consortium introduziu recentemente o padrão Unicode 9, que adiciona 72 caracteres Emoji, elevando o número total de Emoji compatíveis com Unicode para mais de 1800.
História e evolução de emoticons para emoji
Scott Fahlman é creditado por usar o primeiro emoticon 🙂 em 1982, e emoticons ainda são usados hoje em e-mail e mensagens de texto, embora emoji os suplantou amplamente em dispositivos móveis e aplicativos móveis.
Os Emoji foram introduzidos pela primeira vez no final da década de 1990 pela DoCoMo i-mode, um provedor de serviços de internet móvel no Japão, e desde então foram adotados pela maioria das operadoras móveis, dispositivos móveis e fabricantes de sistemas operacionais de PC.
O Unicode começou a incorporar Emoji em seus padrões em 2010, mas não foi até a Apple incluir um teclado Emoji como parte do lançamento do iOS 2011 de 5 para o iPhone da Apple que a popularidade do Emoji realmente começou a disparar.
Veja também: Smiley Face e significados de emoticons