A recuperação de desastres

A recuperação de desastre é o processo de manter os dados armazenados após um desastre natural ou causado pelo homem ou uma emergência ameaçar o local em que os dados estão armazenados ou a infraestrutura que os gerencia. Qualquer desastre que ameace data centers ou servidores pode exigir um processo de recuperação, não apenas uma inundação ou tornado. Um vazamento de gás ou uma explosão nuclear, por exemplo, também se aplicam, assim como uma doença generalizada. Apenas alguns métodos de preparação para recuperação de desastres incluem:

  • Ter servidores físicos e infraestrutura em nuvem
  • Ter servidores virtuais ou máquinas virtuais no caso de servidores físicos serem incapacitados e a capacidade de transferir dados rapidamente para esses outros servidores
  • Considerando os locais e métodos para que o pessoal de TI e os funcionários do data center continuem trabalhando, como um data center secundário ou um espaço alugado para recuperação de desastres bem fora da área afetada. Salvar dados é importante, mas também ajudar os funcionários a se recuperarem.
  • Fazer backup de dados regularmente e saber com que rapidez os dados precisarão ser recuperados em um desastre
  • Implementando soluções de segurança para seus dados confidenciais. Alguns exemplos incluem detecção e resposta estendidas (XDR), detecção e resposta de endpoint (EDR), inteligência contra ameaças e segurança de rede.

A recuperação de desastres requer uma equipe específica dentro de uma organização. Os funcionários em diferentes níveis de liderança e responsabilidade devem estar cientes dos planos de recuperação de desastres, e uma organização deve implementar um plano específico no caso de ocorrer um desastre. Um plano de recuperação de desastres também deve incluir planos de conformidade legal: quais registros de clientes a lei exige que uma empresa mantenha e quais medidas de segurança precisam ser aplicadas para determinados dados?

Disaster-Recovery-as-a-Service (DRaaS) permite que as empresas aluguem servidores e infraestrutura em caso de emergência, fornecendo-lhes serviços para continuar executando aplicativos e armazenando dados. Encontrar um plano DRaaS pay-per-use é uma boa opção para as empresas, de modo que elas são cobradas apenas pelos serviços que usam e pelos aplicativos que executam. Os provedores de DRaaS também devem ser capazes de transferir dados para um ambiente de nuvem seguro se a infraestrutura física for destruída.