Um royalty é um pagamento legalmente vinculativo feito por uma parte a outra pelo uso contínuo de seus ativos criados originalmente, incluindo material protegido por direitos autorais, patentes e marcas registradas. Os royalties são comumente acordados como uma porcentagem da receita bruta ou líquida obtida com o uso de um ativo ou como um preço fixo por unidade vendida. No entanto, eles podem ser negociados caso a caso, de acordo com os desejos de ambas as partes.
Termos de acordos de royalties
Os royalties resultam do licenciamento, que é o processo de conceder a uma parte direitos explícitos de uso de propriedade intelectual que outra pessoa criou ou possui. Um contrato de licenciamento define os limites e restrições dos royalties, como limitações geográficas e duração do contrato. Os royalties permitem que terceiros usem a propriedade de um proprietário, dando ao proprietário renda com esse uso. Também protege o comprador do imóvel de reclamações do proprietário por uso indevido.
O contrato de royalties deve indicar quando um pagamento será feito, como os registros serão mantidos e se um pagamento adiantado é necessário. As taxas de royalties dependem de vários fatores, incluindo exclusividade, demanda de mercado e disponibilidade de outros produtos semelhantes que competiriam com o produto em questão.
Tipos de royalties
- Na indústria musical, os royalties são pagos aos proprietários de músicas protegidas por direitos autorais, conhecidos como royalties de performance. Esse royalty é comumente usado por estações de rádio que desejam incluir uma música em sua rotação e cineastas que desejam usar uma música em um filme.
- Um proprietário de terras com direitos de petróleo ou minerais sobre sua propriedade pode licenciar esses direitos para outra parte. O proprietário recebe um pagamento de royalties, também conhecido como aluguel de recursos, em troca de uma parte para extrair os recursos.
- Na indústria editorial, os royalties do livro são pagos ao autor pela editora para cada livro vendido. O editor determina a taxa de royalties do autor.
- Os royalties devem ser pagos pelo uso de imagens, como imagens de banco de dados em um site ou outro meio.
- As franquias estão intimamente ligadas às marcas registradas, por exemplo, o McDonald's. O titular da franquia paga royalties de franquia à empresa principal pelo uso do nome e outros ativos.
- Os royalties da patente são pagos ao proprietário de uma invenção patenteada, que fabrica e vende a invenção por terceiros.