fps

1. Abreviação de quadros por segundo, fps é uma medida de quantas imagens estáticas em tela cheia são capturadas ou exibidas em um segundo de gravação / reprodução de vídeo ou jogo de videogame. Tanto na videografia quanto nos videogames, a rápida sucessão de imagens estáticas é usada para criar a ilusão de movimento; quanto maior o fps, mais suave será o movimento. Em geral, o padrão mínimo de quadros por segundo necessários para manter o movimento realista é de 24 fps. Enquanto um fps alto (60+) faz a animação parecer mais realista e pode melhorar a aparência dos efeitos de câmera lenta, ele também pode criar um tamanho de arquivo excessivamente grande e causar atrasos na reprodução.

2. Quando capitalizado, FPS é um acrônimo para tiro em primeira pessoa, um gênero de console e jogos de PC. Esses tipos de jogos são caracterizados por sua perspectiva em primeira pessoa, que permite ao jogador navegar pela paisagem do jogo apenas com as mãos de seu personagem segurando uma arma emoldurada para se situar. Isso cria uma experiência mais envolvente para o jogador, em vez de permitir que joguem de um ponto de vista onisciente em terceira pessoa. O primeiro grande jogo FPS, Doom, foi lançado em 1993, estimulando inúmeras imitações e a ascensão dos jogos FPS como são conhecidos hoje.

Em comparação com os primeiros dias dos jogos FPS, os jogos de hoje apresentam narrativas mais complexas, imagens de alta qualidade (graças a um fps mais alto entre outros fatores) e um impulso mais forte para a construção de mundos de fantasia. É importante notar que os jogos FPS há muito são criticados por seus temas violentos e pelo dilema ético que acompanha a morte de personagens em um videogame, embora estudos tenham refutado os argumentos de que ações violentas de jogadores em videogames levam diretamente a instâncias do mundo real. de violência. Mais notavelmente, o debate sobre a violência dos jogos FPS ganhou destaque nacional após o Fotografar na Columbine High School em 1999, quando o rescaldo da tragédia revelou que os atiradores eram jogadores frequentes de jogos FPS como Doom e Quake.