Qi é uma tecnologia de carregamento sem fio usada para alimentar dispositivos eletrônicos sem fio, como smartphones, tablets e produtos de computação vestíveis. Qi, que se pronuncia como “chee” e vem da palavra chinesa para “energia natural”, foi criado pelo Wireless Power Consortium em 2009.
O consórcio foi formado em 2008 quando fabricantes de aparelhos eletrônicos e móveis como Sony, Samsung, LG, Motorola e HTC formaram uma parceria para criar um padrão que utilizaria princípios de indução eletromagnética para alimentar dispositivos sem a necessidade de fios.
A competição da Qi no mercado de carregamento sem fio
O padrão Qi resultante do Wireless Power Consortium emergiu como o pioneiro na batalha pela participação de mercado de tarifação sem fio contra tecnologias concorrentes, como Power Matters Alliance's PowerMat e Alliance for Wireless Power (A4WP) Rezence.
A Power Matters Alliance e o A4WP se aliaram desde fevereiro de 2014 em um acordo para compartilhar suas especificações em um esforço para melhor competir com o padrão Qi.
Como funciona o carregamento sem fio Qi
O padrão de carregamento sem fio Qi permite a transferência de energia elétrica indutiva a uma distância máxima de até 1.6 polegadas. Um receptor Qi, que é um dispositivo móvel compatível com o padrão Qi, é colocado em uma estação de carregamento Qi Sender, que transmite energia para o dispositivo receptor.
Smartphones e tablets móveis em um sistema sem fio Qi são carregados por meio de acoplamento indutivo ressonante, ou carregamento fracamente acoplado, no qual vários dispositivos podem ser carregados de uma vez sem a necessidade de colocar o (s) dispositivo (s) em um local e posição específicos. Isso contrasta com o carregamento fortemente acoplado, em que um dispositivo precisa ser posicionado com precisão em uma base de carregamento sem fio antes de poder ser carregado.