O que é o projeto libra (moeda do Facebook)?

Projeto Libra é o codinome dos planos do Facebook de lançar sua própria criptomoeda para compras e envio de moeda na rede social do Facebook e em vários aplicativos da empresa, como Instagram e Messenger. O Facebook anunciou a nova forma de dinheiro digital em junho de 2019, mas não divulgou exatamente quando o Facebook Libra estará disponível.

O Facebook também anunciou que criou uma nova carteira digital chamada Calibra, que serve como uma forma de os usuários armazenarem e gastarem sua moeda Libra. Calibra funcionará de maneira semelhante ao aplicativo Venmo existente.

Libra será administrado por um consórcio com sede na Suíça conhecido como Libra Foundation, com membros fundadores, incluindo Facebook, Visa, MasterCard, PayPal, Coinbase e mais de 20 outras empresas.

A expectativa é que a moeda digital Libra esteja disponível ao público por meio de aplicativos e serviços do Facebook como a rede social Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp em meados de 2020. Nesse momento, os usuários poderão baixar o aplicativo de carteira Calibra e comprar moeda Libra conectando uma ou mais de suas contas bancárias ao Calibra.

Preocupações de privacidade em torno do Facebook se estendem ao Libra

Enquanto o Facebook está divulgando Libra como uma ferramenta conveniente para ajudar os usuários a comprar produtos e serviços e enviar dinheiro a outros usuários, muitos estão questionando como o Facebook protegerá a privacidade dos usuários quando se trata de Libra.

Os críticos afirmam que Libra dará ao Facebook e seus parceiros maneiras adicionais de rastrear usuários online e permitirá à empresa personalizar ainda mais os anúncios e as informações com base nos comportamentos de compra de seus usuários.

Os usuários terão a opção de manter suas informações de carteira Calibra separadas de seus outros detalhes de perfil do Facebook e histórico, mas os problemas recentes da empresa em manter os dados do usuário privados têm muitos preocupados que Libra criará um risco maior quando se trata de garantir a segurança de dados sensíveis do usuário.