Spam é o conteúdo não solicitado da Internet, normalmente enviado em massa para fins publicitários de um remetente desconhecido. Às vezes, o spam é definido de forma mais ampla como qualquer e-mail não solicitado. No entanto, o avanço da filtragem de e-mail e das leis de privacidade levaram os spammers a usar outros meios de envio de mensagens, especificamente as redes sociais. Além de desperdiçar o tempo das pessoas, o spam também consome muita largura de banda da rede.
Por que é chamado de spam?
Há algum debate sobre a origem do termo, mas a versão geralmente aceita é que o spam vem de uma música em Flying Circus de Monty Pyton com a letra "Spam spam spam spam, spam spam spam spam, spam adorável, spam maravilhoso". Nesta cena, um grupo de vikings em um café está cantando sobre a onipresença do produto de carne enlatada após a Segunda Guerra Mundial.
O surgimento das salas de bate-papo e dos Serviços de BBS (BBSs) na década de 1980 expandiu o termo quando alguns usuários começaram a postar "spam" repetidamente para consumir o espaço da tela. Este novo contexto deu lugar ao spam sendo usado em referência ao envio repetido da mesma mensagem para evitar que outras mensagens recebessem atenção ou para afastar outros usuários no mesmo chat.
Tipos de spam
Conforme mencionado acima, as mensagens de spam originais vieram na forma de e-mail e painéis de mensagens ou fóruns. As mensagens de spam de e-mail (também chamadas de lixo eletrônico) costumavam ser destinadas a publicidade ou outros tipos de campanhas de marketing, e o spam historicamente constituiu mais de dois terços de todo o conteúdo de e-mail desde a comercialização da Internet na década de 1990. Da mesma forma, os fóruns e fóruns costumavam estar sujeitos a grandes volumes de spam até que os moderadores e a tecnologia de filtragem se tornassem mais rígidos quanto a distinguir entre spam e postagens genuínas.
As plataformas de mídia social, por outro lado, ainda não instituíram ferramentas significativas de filtragem de spam. Especialmente para perfis com muitos seguidores, as mensagens diretas e as respostas geralmente estão sujeitas a mensagens de spam. Algumas plataformas como o TikTok, no entanto, introduziram um significado de spam justaposto. Postagens nessas plataformas que usam as hashtags #spam, #spamforspam ou #sfs indicam que o usuário está convidando outros usuários a “spam” suas postagens com curtidas em troca do mesmo ser feito com as suas. Em grande parte, isso é atribuído à monetização do engajamento na mídia social, portanto, o spam, nesse contexto, tem uma conotação mais positiva que é contrastada com os cenários históricos de spam.