Memória de classe de armazenamento

Memória de classe de armazenamento (SCM) é o espaço de memória física inserido o mais próximo possível da unidade de processamento central de um computador. Os computadores têm usado diferentes formas de armazenamento e processamento de dados, incluindo DRAM e NVMe, e a memória de classe de armazenamento é uma das tecnologias mais recentes para processamento de dados na memória. A memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) em um computador é um processamento de dados extremamente rápido, mas é caro para adicionar e pode exigir CPUs extras. Além disso, muitos aplicativos precisam de grandes quantidades de memória para serem executados com eficácia, principalmente plataformas de inteligência artificial e dispositivos da Internet das Coisas.

A memória da classe de armazenamento fornece mais memória para os aplicativos que requerem maior desempenho de computação. Como o hardware é inserido o mais próximo possível da CPU, os dados têm menos distância a percorrer e podem ser processados ​​rapidamente. Ao contrário de algumas formas de armazenamento de dados, o SCM pode processar dados em bytes em vez de apenas blocos. Isso o torna mais flexível para o processamento de determinados aplicativos.

A memória da classe de armazenamento também é persistente, o que significa que os dados permanecem na memória por um determinado período de tempo, mesmo se o servidor for encerrado. Por esse motivo, às vezes é chamado de memória persistente (PMEM).

SCM vs. DRAM

Latência: A memória de acesso aleatório dinâmica é atraente porque é muito rápida. Embora a memória de classe de armazenamento tenha latência um pouco mais alta, ela também tem mais largura de banda para processar conjuntos maiores de dados, como aplicativos que requerem mais poder de computação.

Custo: A memória da classe de armazenamento é menos cara do que a DRAM, que pode custar muito para adicionar ao que o computador já tem em sua memória principal.

Storage: SCM é memória persistente, portanto, mantém os dados na memória por um determinado período de tempo. Também não é volátil. A DRAM, por outro lado, é volátil e normalmente mantém os dados por um curto período de tempo.

NVMe-oFand SCM

A tecnologia Non-Volatile Memory Express (NVMe) fornece acesso rápido aos dados armazenados para aplicativos que exigem isso. Ele acessa a memória diretamente, em vez de fazer uma solicitação ao sistema operacional. NVMe-oF (Over Fabrics) estende esse processamento de dados a uma rede inteira de fibra ou Ethernet. NVMe normalmente usa memória flash, enquanto SCM não usa flash. Mas ambas as tecnologias permitem que grandes quantidades de dados sejam processadas na memória.