Chave privada

Uma chave privada, também conhecida como chave secreta, é uma variável na criptografia usada para descriptografar e às vezes criptografar mensagens. As chaves privadas são usadas com chaves públicas em criptografia assimétrica e são usadas sozinhas em criptografia simétrica. Eles são conhecidos apenas pelo gerador da chave e desempenham um papel importante nas criptomoedas. O uso de chaves privadas aumenta a segurança de dados e identidade em grande escala.

As chaves públicas e privadas estão relacionadas de tal forma que apenas a chave pública pode ser usada para criptografar mensagens e apenas a chave privada correspondente pode ser usada para descriptografá-las. Além disso, é virtualmente impossível deduzir a chave privada, mesmo que você conheça a chave pública.

Criptografia simétrica

A criptografia simétrica, também conhecida como criptografia de chave privada, é um tipo de criptografia em que a mesma chave privada é usada para criptografar o texto simples e descriptografar o texto cifrado. Uma chave privada é normalmente um número longo, gerado aleatoriamente, que é difícil de adivinhar. As chaves representam um segredo compartilhado entre duas ou mais partes que é usado para manter informações privadas. No entanto, ambas as partes têm acesso à chave secreta mútua, tornando-a menos segura em comparação com a criptografia assimétrica.

A criptografia simétrica pode usar cifras de fluxo ou cifras de bloco. Uma cifra de fluxo aplica uma chave privada e algoritmo um bit de dados por vez, enquanto uma cifra de bloco aplica a chave e o algoritmo a um bloco de dados simultaneamente. A maioria dos processos usa criptografia simétrica para criptografar as transmissões de dados e criptografia assimétrica para criptografar e trocar a chave privada.

Chaves privadas em criptomoeda

Uma chave privada permite que os usuários acessem sua criptomoeda e é uma parte essencial do bitcoin e do altcoin. Criptomoeda refere-se ao dinheiro digital que pode ser comprado, transferido e / ou vendido com segurança usando criptografia, que criptografa e protege os dados usados ​​para ajudar a identificar e rastrear transações de criptomoeda.

Na criptomoeda, os usuários recebem um endereço público e uma chave privada para enviar e receber moedas ou tokens digitais. O endereço público hospeda fundos, enquanto a chave privada exclusiva concede acesso a esses fundos. Uma chave de criptomoeda privada normalmente é representada como uma série de caracteres alfanuméricos. Uma carteira digital pode armazenar a chave privada de um usuário. Se um usuário perder sua chave privada, ele não poderá mais acessar os fundos para gastar, sacar ou transferir moedas.

Chave privada vs. chave pública

Na criptografia assimétrica, a principal diferença entre uma chave pública e uma privada é que uma chave pública criptografa enquanto uma chave privada é descriptografada.