O que é um segundo bissexto? uma

Um segundo bissexto refere-se à adição periódica de um segundo ao Tempo Universal Coordenado (UTC) para manter os relógios em todo o mundo sincronizados com a rotação cada vez mais lenta da Terra.

Ao adicionar um segundo bissexto quando o UTC deriva 0.9 segundo do Tempo Universal (UT1), ou Tempo Astronômico, os relógios que são sincronizados com o UTC efetivamente param por um segundo para permitir que "a Terra tenha a oportunidade de alcançar o tempo atômico", de acordo com para timeanddate.com.

Os segundos bissextos são anunciados e coordenados pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistema de Referência (IERS) em Paris, França. Vinte e seis segundos bissextos foram registrados, com o primeiro ocorrendo em 1972.

O segundo salto mais recente ocorreu no sábado, 31 de dezembro de 2016, às 6h59:60, e o próximo está previsto para ocorrer em 2018.

Por que segundos bissextos podem ser problemáticos para a TI

Os segundos bissextos podem ser problemáticos para sistemas de TI e código de software, especialmente aplicativos e serviços que requerem sincronização de tempo com outros sistemas para funcionar sem problemas.

Os sistemas com código que não contabilizou os segundos bissextos podem parecer estar enviando informações do futuro ao tentar sincronizar com aplicativos que foram ajustados para os segundos bissextos. Isso pode resultar em erros de rastreamento e relatórios de eventos, mantendo as replicações atualizadas e sincronizadas, determinando a ordem das operações de dados e muito mais.

Leap Smear do Google disponível para conta em 2016, segundo bissexto

O Google conta com uma técnica conhecida como “borrão de tempo”, ou borrão de salto, para evitar possíveis problemas críticos associados a segundos bissextos. Para o segundo bissexto de 2016, o Google anunciou que permitiria que qualquer pessoa usasse seus servidores NTP (Network Time Protocol) para ajudar a evitar problemas.

Os servidores NTP do Google executam relógios 0.0014% mais lentos por 10 horas antes do segundo bissexto e, em seguida, fazem o mesmo por 10 horas depois para contabilizar um segundo bissexto sem interromper aplicativos e sistemas que dependem da sincronização de tempo.

Os servidores NTP do Google estão disponíveis gratuitamente por meio do serviço NTP público do Google. Ao definir as configurações de rede para utilizar time.google.com como seu servidor NTP, as empresas podem garantir que seus sistemas e aplicativos serão capazes de lidar com segundos bissextos. Ofertas do Google instruções detalhadas para utilizar esfregaços de salto para sistemas de sincronização.