Os alcenos são um tipo de hidrocarboneto que contém pelo menos uma ligação dupla carbono-carbono. Eles são semelhantes aos alcanos, que são hidrocarbonetos que contêm apenas ligações simples entre átomos de carbono, mas a presença de uma ligação dupla altera as propriedades químicas e físicas do composto. Os alcenos têm a fórmula geral CnH2n e são frequentemente utilizados como blocos de construção para moléculas mais complexas.
A velocidade cíclica, também conhecida como velocidade de rotação ou velocidade angular, refere-se ao ritmo a que um objecto roda em torno de um eixo. É normalmente medida em rotações por minuto (RPM) ou radianos por segundo (rad/s). Em química, a velocidade cíclica pode ser utilizada para descrever a taxa a que as moléculas de um composto cíclico rodam em torno dos seus ângulos de ligação.
A repetição cíclica, ou simetria cíclica, refere-se à presença de padrões de repetição num composto cíclico. Isto ocorre quando uma molécula pode ser rodada em torno de um eixo e continuar a ter a mesma aparência. Por exemplo, o ciclo-hexano é um composto cíclico com seis átomos de carbono num anel, e tem uma simetria de seis vezes. Isto significa que, se a molécula for rodada 60 graus em torno do seu eixo, terá a mesma aparência que a sua orientação original.
Os tipos mais comuns de hidrocarbonetos são os alcanos, os alcenos e os alcinos. Os alcanos são hidrocarbonetos saturados que contêm apenas ligações simples entre átomos de carbono. Os alcenos, como já foi referido, contêm pelo menos uma ligação dupla carbono-carbono. Os alcinos contêm pelo menos uma ligação tripla carbono-carbono. Estes hidrocarbonetos podem ser encontrados no gás natural, no petróleo e noutros combustíveis fósseis.
Os hidrocarbonetos são utilizados em muitas aplicações quotidianas, incluindo transportes, aquecimento e produção de electricidade. A gasolina, o gasóleo e o gás natural são hidrocarbonetos normalmente utilizados como combustíveis para veículos e geradores. O propano e o butano, ambos hidrocarbonetos, são frequentemente utilizados para aquecimento e para cozinhar. Os plásticos, feitos a partir de hidrocarbonetos, são utilizados numa vasta gama de produtos, incluindo garrafas de água, brinquedos e produtos electrónicos.
Os grupos de exercícios referem-se aos diferentes tipos de exercícios que podem ser efectuados para melhorar a aptidão física. Estes incluem o exercício aeróbico, como correr ou andar de bicicleta, que melhora a saúde cardiovascular; o treino de força, como o levantamento de pesos, que aumenta a massa muscular e a força; e os exercícios de flexibilidade, como o ioga, que melhoram a flexibilidade e a amplitude de movimentos. Outros tipos de grupos de exercícios incluem o treino intervalado de alta intensidade (HIIT), que combina breves explosões de actividade intensa com períodos de descanso, e o treino funcional, que se concentra em movimentos que imitam as actividades diárias.
Os principais hidrocarbonetos são os alcanos, os alcenos e os alcinos. Os alcanos são normalmente utilizados como combustíveis e solventes, enquanto os alcenos são utilizados na produção de plásticos, fibras sintéticas e detergentes. Os alcinos são utilizados na produção de produtos farmacêuticos e na síntese orgânica.
Existem vários alcenos importantes, incluindo o etileno (C2H4), o propileno (C3H6), o buteno (C4H8) e o penteno (C5H10). O etileno é particularmente importante, pois é utilizado na produção de plásticos, enquanto o propileno é utilizado na produção de produtos químicos, como solventes e detergentes. O buteno e o penteno são normalmente utilizados como aditivos para combustíveis.
Os alcenos podem ser identificados pela sua fórmula molecular, que contém uma ligação dupla carbono-carbono. A presença desta ligação dupla é também evidente nas propriedades físicas e químicas dos alcenos, tais como a sua reactividade às reacções de hidrogenação e adição. Além disso, os alcenos têm frequentemente um aspecto característico “insaturado” ou “dupla ligação” nas suas fórmulas estruturais.