A maioria das placas gráficas lançadas após 2015 tem suporte para DirectX 12. Isto inclui placas da AMD e da Nvidia, os dois principais fabricantes de placas gráficas. Algumas das placas AMD mais populares que suportam DirectX 12 são as séries Radeon R9, RX 400, RX 500 e RX Vega. Por outro lado, as placas Nvidia que suportam DirectX 12 incluem a série GTX 900, a série GTX 1000 e a série RTX 2000.
No entanto, o simples facto de ter uma placa gráfica compatível com DirectX 12 não é suficiente para a poder utilizar. O jogo ou a aplicação que está a ser utilizada também tem de suportar o DirectX 12. Por exemplo, o Grand Theft Auto V (GTA V) suporta o DirectX 11, mas não o DirectX 12. Nestes casos, os utilizadores podem optar por utilizar o DirectX 11 para uma melhor compatibilidade e desempenho.
Se, por alguma razão, precisar de voltar ao DirectX 9, o processo é relativamente simples. Em primeiro lugar, é necessário desinstalar a versão actual do DirectX, acedendo ao Painel de Controlo e seleccionando “Desinstalar um programa”. Localize “Microsoft DirectX” e seleccione “Desinstalar”. Depois disso, pode transferir e instalar o DirectX 9 a partir do site da Microsoft.
Para substituir o DirectX do Windows 7, o processo é semelhante ao da desinstalação. Aceda ao Painel de Controlo e seleccione “Desinstalar um programa”. Localize “Microsoft DirectX” e seleccione “Desinstalar”. Depois disso, pode transferir e instalar a versão mais recente do DirectX a partir do site da Microsoft.
O DirectX é utilizado para muitas coisas nos jogos, incluindo a renderização de gráficos, o tratamento de entradas de controladores e outros dispositivos e a reprodução de sons e música. Permite aos programadores criar experiências imersivas e envolventes, tirando partido de todas as capacidades do hardware.
A actualização do DirectX também é um processo simples. Os utilizadores do Windows 10 recebem actualizações automáticas para o DirectX, pelo que não é necessário actualizá-lo manualmente. No entanto, para os utilizadores de versões mais antigas do Windows, como o Windows 7 ou o Windows 8.1, é possível transferir e instalar a versão mais recente do DirectX a partir do sítio Web da Microsoft.
Em conclusão, o DirectX 12 é uma funcionalidade padrão na maioria das placas gráficas modernas e permite aos programadores criar experiências imersivas e envolventes em jogos e outras aplicações multimédia. Embora existam alguns casos em que o DirectX 11 possa ser uma melhor escolha, o DirectX 12 é geralmente a opção preferida pela maioria dos utilizadores. Se precisar de voltar ao DirectX 9, substituir o DirectX do Windows 7 ou actualizar para uma versão mais recente do DirectX, o processo é relativamente simples e pode ser efectuado através do sítio Web da Microsoft.
Se já tiver uma placa de vídeo compatível com o DirectX 10, não pode actualizá-la para o DirectX 11. Terá de adquirir uma nova placa de vídeo compatível com o DirectX 11 para tirar partido das suas funcionalidades. Antes de comprar uma nova placa de vídeo, certifique-se de verificar se a fonte de alimentação do seu sistema é capaz de suportar a nova placa e se ela se encaixa fisicamente no gabinete do seu computador.
O DirectX não é instalado na sua placa de vídeo, mas sim no seu computador. Pode transferir e instalar a versão mais recente do DirectX a partir do sítio Web oficial da Microsoft. Uma vez instalado, a sua placa de vídeo e outros dispositivos de hardware poderão utilizar as funcionalidades e capacidades do DirectX.
Para executar jogos DirectX 11 num sistema com DirectX 10, é necessário actualizar a placa gráfica e o sistema operativo para suportar o DirectX 11. O DirectX 11 não é retrocompatível com o DirectX 10 ou versões anteriores.