Os teclados sem fios são uma grande comodidade para aqueles que querem trabalhar sem o incómodo dos fios. No entanto, por vezes, podem deixar de funcionar, deixando-o frustrado e a perguntar-se o que correu mal. Aqui estão algumas razões pelas quais o seu teclado sem fios pode ter deixado de funcionar e o que pode fazer para o corrigir.
Bateria fraca Uma das razões mais comuns pelas quais um teclado sem fios deixa de funcionar é devido ao baixo nível da bateria. Se não substituiu as pilhas durante algum tempo, está na altura de o fazer. Verifique o indicador do nível das pilhas no teclado ou substitua as pilhas por outras novas. Se não tiver a certeza de como substituir as pilhas, consulte o manual do utilizador fornecido com o teclado.
Problemas de ligação Bluetooth Outra razão pela qual o teclado sem fios pode não estar a funcionar deve-se a problemas de ligação Bluetooth. Se o seu teclado estiver activado para Bluetooth, certifique-se de que a função Bluetooth do seu computador ou dispositivo está ligada. Além disso, verifique se o teclado está emparelhado com o dispositivo. Caso contrário, siga as instruções de emparelhamento no manual do utilizador.
Problemas de compatibilidade Por vezes, um teclado sem fios pode não funcionar com determinadas aplicações ou programas. Por exemplo, um mini teclado pode não funcionar no Netflix devido a problemas de compatibilidade. Se for esse o caso, tente utilizar um teclado diferente ou passe a utilizar um rato para navegar na aplicação. Além disso, certifique-se de que o teclado é compatível com o sistema operativo do seu dispositivo.
Activação do teclado virtual Se o teclado sem fios não estiver a funcionar e não tiver outro teclado para utilizar, pode activar o teclado virtual no seu computador ou dispositivo. O teclado virtual é um teclado baseado em software que pode ser utilizado com um rato ou ecrã táctil. No Windows, aceda ao Centro de Facilidade de Acesso e seleccione “Iniciar teclado no ecrã”. No Mac, aceda às Preferências do sistema e seleccione “Teclado”. A partir daí, seleccione “Mostrar teclado e visualizadores de caracteres na barra de menus” e, em seguida, clique no ícone do teclado virtual na barra de menus.
Desbloquear um teclado sem fios da Multilaser Se tiver problemas em desbloquear o teclado sem fios da Multilaser, tente reiniciá-lo. Para tal, desligue o teclado e, em seguida, prima e mantenha premido o botão “Ligar” durante alguns segundos até a luz LED começar a piscar. Em seguida, ligue o teclado e tente ligá-lo novamente ao seu dispositivo.
Em conclusão, existem várias razões pelas quais um teclado sem fios pode deixar de funcionar. Estas incluem um nível de bateria baixo, problemas de ligação Bluetooth, problemas de compatibilidade e problemas de activação. Seguindo as sugestões de resolução de problemas acima, poderá conseguir resolver o problema e fazer com que o teclado volte a funcionar. Se tudo o resto falhar, consulte o manual do utilizador ou contacte o fabricante para obter mais assistência.
Para activar o teclado sem fios, normalmente é necessário inserir as pilhas e ligá-lo utilizando o botão de alimentação. Depois, pode ligá-lo ao seu computador ou dispositivo através de Bluetooth ou de um receptor USB. Se continuar a não funcionar, pode tentar passos de resolução de problemas, como reiniciar o teclado, verificar as definições de Bluetooth do dispositivo ou substituir as pilhas. Os passos exactos podem variar consoante o tipo e a marca do seu teclado.
Se tiver um teclado com fios, pode simplesmente ligá-lo à porta USB do seu computador. A maioria dos teclados com fios começa a funcionar automaticamente assim que são ligados, mas em alguns casos, pode ser necessário reiniciar o computador para que o teclado seja reconhecido.
As luzes do miniteclado indicam o estado de determinadas funcionalidades, tais como as teclas Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock. Quando ligada, a luz Caps Lock indica que o teclado está a escrever em letras maiúsculas, enquanto a luz Num Lock indica que o teclado numérico está activado. A luz Scroll Lock é utilizada para controlar a função de deslocação do teclado.