Para activar o Adobe Flash Player, primeiro tem de se certificar de que este está instalado no seu computador. Pode transferir e instalar a versão mais recente do Adobe Flash Player a partir do sítio Web da Adobe. Uma vez instalado, pode activá-lo seguindo estes passos:
1. Abra o navegador da Web e acesse o site que requer o Adobe Flash Player.
2. Clique no ícone do cadeado na barra de endereço para abrir as definições do site.
3. Clique em Definições do site e desloque-se para baixo até Flash.
4. seleccione a opção para permitir que o Flash seja executado no site.
5. Recarregue a página para activar o Flash Player.
É importante observar que a Adobe anunciou que deixará de oferecer suporte ao Flash Player após dezembro de 2020. Isto significa que o Flash Player deixará de receber actualizações de segurança e tornar-se-á cada vez mais vulnerável a ataques. A Adobe recomenda que os utilizadores desinstalem o Flash Player dos seus sistemas e mudem para tecnologias alternativas, como HTML5, WebGL e WebAssembly.
O Google Chrome, por exemplo, já começou a eliminar gradualmente o Flash Player e implementou a sua própria versão do Flash, denominada Pepper Flash. O Pepper Flash é activado automaticamente no Google Chrome e não requer qualquer instalação ou activação adicional. Se precisar de utilizar o Flash Player no Google Chrome, pode seguir estes passos:
1. Abra o Google Chrome e clique no ícone dos três pontos no canto superior direito.
2. Clique em Definições e desloque-se para baixo até Definições do site.
Clique em Flash e seleccione a opção para permitir o Flash.
4. também pode adicionar sites específicos que requerem Flash à lista Permitir.
Se já tiver instalado o Adobe Flash Player, pode actualizar para a versão mais recente visitando o sítio Web da Adobe e transferindo a versão mais recente. A Adobe recomenda que os utilizadores mantenham o seu software actualizado para garantir a máxima segurança e desempenho.
Para abrir ficheiros SWF em 2021, pode utilizar software alternativo, como o Adobe Animate ou o Adobe AIR. Estes programas foram concebidos para criar e executar ficheiros SWF e são uma boa alternativa ao Flash Player.
Por último, o Adobe Flash Player está a ser bloqueado pelos principais navegadores Web devido a preocupações de segurança e problemas de desempenho. Os piratas informáticos têm estado a explorar vulnerabilidades no Flash Player para atacar computadores e roubar dados. Como resultado, os principais navegadores da Web, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Microsoft Edge, bloquearam o Flash Player por padrão. É importante mudar para tecnologias alternativas e desinstalar o Flash Player para garantir o máximo de segurança e desempenho.
Pode testar se o Adobe Flash Player está a funcionar visitando a página de Ajuda do Adobe Flash Player. Se o Flash Player estiver instalado e activado no seu browser, deverá ver uma animação que apresenta a sua versão do Flash Player. Se não vir a animação, isso pode significar que o Flash Player não está instalado ou activado no seu browser.
Para actualizar o plug-in do Flash no Chrome, pode seguir estes passos:
1. Abra o Chrome e escreva “chrome://components/” na barra de endereço
2. Desloque-se para baixo até “Adobe Flash Player” e clique no botão “Procurar actualização”
3. Se estiver disponível uma actualização, clique em “Actualizar”
4. Reinicie o Chrome para garantir que a actualização é aplicada.
Tenha em atenção que, a partir da versão 76 do Chrome, o Flash está desactivado por predefinição. Se precisar de utilizar o Flash para um determinado Web site, pode activá-lo clicando no ícone de cadeado na barra de endereço e seleccionando “Definições do site” > “Flash” e, em seguida, escolhendo “Permitir”.
Lamento, mas preciso de mais contexto para dar uma resposta exacta. Pode esclarecer o que quer dizer com “libertar o Adobe Flash”? Está a perguntar como transferir ou instalar o Adobe Flash Player, ou como o desinstalar?