O Excel é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas através da criação de macros. As macros são conjuntos de instruções que podem ser gravadas e reproduzidas para automatizar tarefas no Excel. Os comandos para gravar e gerir macros no Excel podem ser encontrados na secção Macros do separador Ver.
Para gravar uma macro, primeiro é necessário abrir a caixa de diálogo Macros clicando no botão Macros no separador Ver. Quando a caixa de diálogo Macros estiver aberta, clique no botão Gravar Macro para começar a gravar as suas acções. Ser-lhe-á pedido que dê um nome à sua macro e que a atribua a uma tecla de atalho, se desejar. Depois de dar um nome à macro, clique em OK para iniciar a gravação.
O Excel fornece várias ferramentas para gerenciar macros, incluindo a capacidade de editar, executar e excluir macros. Esses comandos também podem ser encontrados na seção Macros da guia Exibir. Para editar uma macro, primeiro abra a caixa de diálogo Macros e seleccione a macro que pretende editar. Clique no botão Editar para abrir o Editor de Visual Basic, onde pode efectuar alterações ao código da macro.
Para além de registar e gerir macros, o Excel também fornece uma função para contar células preenchidas. A função COUNTA pode ser utilizada para contar o número de células de um intervalo que não estão vazias. Para utilizar a função COUNTA, basta seleccionar o intervalo de células que pretende contar e introduzir “=COUNTA(intervalo)” numa célula. O Excel devolverá então o número de células preenchidas no intervalo.
Criar uma macro no Excel online é semelhante a criar uma na versão desktop do Excel. Basta abrir um novo livro de trabalho no Excel online e navegar para o separador Ver. A partir daí, pode aceder à caixa de diálogo Macros e gravar ou gerir macros conforme necessário.
Uma macro é um conjunto de instruções que automatizam tarefas no Excel. VBA (Visual Basic for Applications) é a linguagem de programação usada para criar macros no Excel. Com o VBA, tem a capacidade de escrever código personalizado para automatizar tarefas complexas que não podem ser realizadas com funções padrão do Excel.
Para gravar o ecrã no Excel, pode utilizar um software de gravação de ecrã de terceiros, como o Snagit ou o Camtasia. Estes programas permitem-lhe gravar o seu ecrã e guardar a gravação como um ficheiro de vídeo.
O símbolo no Excel representa “não igual a”. Pode ser utilizado em fórmulas para comparar dois valores e devolver um resultado VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, “=A1B1” retornaria VERDADEIRO se o valor na célula A1 não fosse igual ao valor na célula B1.
A gravação de um vídeo da tela não está relacionada ao tópico do artigo “Localizando Comandos para Gravar e Gerenciar Macros no Excel”. No entanto, para responder à sua pergunta, pode utilizar vários softwares de gravação de ecrã de terceiros, como o Camtasia, OBS Studio ou Bandicam, para gravar um vídeo do seu ecrã. Alguns sistemas operativos, como o Windows 10, também têm opções de gravação de ecrã incorporadas.
Lamento, mas a pergunta não está relacionada com o título do artigo. No entanto, para responder à sua pergunta, aqui estão os passos para utilizar a câmara do Excel:
1. Seleccionar o intervalo de células ou gráfico que pretende fotografar.
2. Vá ao separador “Inserir” e clique em “Câmara” no grupo “Ilustrações”.
O cursor transforma-se numa mira. Clique e arraste para criar uma caixa à volta das células ou do gráfico que pretende capturar.
4. A imagem aparecerá no local onde clicou e será uma imagem em directo que se actualiza automaticamente se os dados mudarem.
5. Para mover ou redimensionar a imagem, clique na mesma para activar o separador Ferramentas de Imagem e utilize as ferramentas dos grupos “Tamanho” e “Posição”.
Para gravar uma acção no Windows, pode utilizar a funcionalidade Gravador de Macros no Excel. Eis os passos para gravar uma acção:
1. Abrir o Excel e clicar no separador “Ver”.
2. Clique no menu pendente “Macros” e seleccione “Gravar Macro”.
3. na caixa de diálogo “Gravar Macro”, introduza um nome para a macro e escolha onde a guardar.
Escolha uma tecla de atalho se quiser atribuir uma.
5. Clique em “OK” para iniciar a gravação.
6. Execute a acção que pretende gravar.
7. Clique em “Parar gravação” no grupo “Código” no separador “Programador”.
A acção gravada será guardada como uma macro que pode utilizar mais tarde para automatizar a mesma tarefa.