O sistema operativo Windows é propenso a erros e problemas, um dos quais é o erro 126. Esse erro ocorre quando um arquivo DLL está ausente ou corrompido, impedindo que um programa seja executado corretamente. Pode ser frustrante, pois impede-o de utilizar uma aplicação ou software importante. Felizmente, existem várias maneiras de corrigir o erro 126, e vamos discuti-las abaixo.
Primeiro, pode tentar reinstalar o programa que está a causar o erro. Isto pode substituir o ficheiro DLL em falta ou corrompido e resolver o problema. Também pode tentar actualizar o programa para a versão mais recente, uma vez que pode já ter resolvido o erro. Se estes passos não funcionarem, pode tentar substituir manualmente o ficheiro DLL. Pode procurar o ficheiro DLL em falta online, transferi-lo e colocá-lo no directório correcto. No entanto, tenha cuidado ao descarregar ficheiros da Internet, pois alguns podem conter vírus ou malware.
Outro problema comum que os utilizadores do Windows encontram é a mensagem “O Windows detectou um problema no disco rígido”. Esta mensagem indica que o disco rígido pode estar a falhar, o que pode resultar na perda de dados. Para resolver este problema, pode executar o utilitário CHKDSK para analisar e reparar quaisquer erros no disco rígido. Também pode utilizar software de terceiros para monitorizar o estado do disco rígido e evitar possíveis problemas.
Um outro problema que os utilizadores podem encontrar é a mensagem de activação no Windows 8. Para remover esta mensagem, pode activar a sua cópia do Windows introduzindo a chave do produto. Se não tiver uma chave de produto, pode comprar uma à Microsoft ou utilizar uma ferramenta de pesquisa de chaves para recuperar a sua chave de produto. Depois de ter activado a cópia do Windows, a mensagem de activação deixará de aparecer.
Se utilizar frequentemente a Linha de Comandos, poderá ter reparado na marca de água que aparece no canto inferior direito do ecrã. Esta marca de água é um lembrete de que está a utilizar uma versão não activada do Windows. Para remover esta marca de água, pode activar a cópia do Windows conforme descrito acima. Em alternativa, pode utilizar software de terceiros para remover a marca de água, mas tenha cuidado ao descarregar e utilizar estas ferramentas.
Finalmente, SSE 42 ou posterior refere-se a um conjunto de instruções do processador que suporta várias aplicações multimédia. Se encontrar um erro ou problema relacionado com o SSE 42 ou posterior, isso pode indicar que o seu processador não suporta este conjunto de instruções. Neste caso, poderá ser necessário actualizar o processador ou utilizar uma aplicação diferente que não exija SSE 42 ou posterior.
Em conclusão, os utilizadores do Windows podem encontrar vários erros e problemas, mas existem sempre formas de os corrigir ou contornar. Seguindo os passos acima, pode resolver o erro 126, remover a mensagem de problema no disco rígido, activar a cópia do Windows, remover a marca de água e resolver os problemas do SSE 42 ou posterior. Se não tiver a certeza ou não se sentir à vontade com algum destes passos, procure a ajuda de um profissional ou consulte o site de suporte da Microsoft.
A mensagem de erro “a aplicação não pôde ser concluída porque não é um documento válido do photoshop” geralmente indica que o ficheiro que está a tentar abrir está corrompido ou não está no formato correcto. Poderá ser necessário tentar abrir o ficheiro num programa diferente ou restaurá-lo a partir de uma cópia de segurança, se possível. Se o problema persistir, talvez seja necessário procurar mais assistência.
A redefinição das configurações do Photoshop é uma questão separada da correção do erro 126 e de outros problemas do Windows. No entanto, para repor as definições do Photoshop, pode ir a Editar > Preferências > Geral (ou premir Ctrl + K no Windows, ou Cmd + K no Mac) e, em seguida, clicar no botão “Repor preferências ao sair”. Isso redefinirá todas as preferências do Photoshop para as configurações padrão.
Se não activar a sua licença do Windows, irá encontrar várias limitações e restrições, tais como uma marca de água no ambiente de trabalho, a impossibilidade de alterar o fundo e o acesso limitado a algumas funcionalidades. Além disso, receberá lembretes frequentes para activar a sua licença. É sempre recomendável activar a sua licença do Windows para evitar estas restrições e manter o seu sistema seguro e actualizado.