Os ambientes de trabalho virtuais tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, especialmente com o aumento do trabalho remoto e do teletrabalho. Um ambiente de trabalho virtual é um ambiente de software que permite aos utilizadores executar vários sistemas operativos ou aplicações num único computador ou dispositivo, sem necessidade de instalação de hardware físico. Em termos mais simples, é como ter vários computadores a funcionar num único dispositivo físico. Com os ambientes de trabalho virtuais, os utilizadores podem criar espaços de trabalho separados, organizar as suas aplicações e dados e alternar entre eles de forma rápida e fácil.
O Windows 10 é a versão mais recente do sistema operativo Windows e inclui uma funcionalidade de ambiente de trabalho virtual incorporada. Os utilizadores podem criar vários ambientes de trabalho virtuais e alternar entre eles utilizando atalhos de teclado ou cliques do rato. Para criar um ambiente de trabalho virtual no Windows 10, clique no botão Vista de Tarefas na barra de tarefas ou prima a tecla Windows + Tab. A partir daí, clique no botão “Novo ambiente de trabalho” no canto superior esquerdo do ecrã.
A Windows Store é uma loja de aplicações integrada no Windows 10 que permite aos utilizadores transferir e instalar aplicações, jogos e outro software. É semelhante às lojas de aplicações em dispositivos móveis e proporciona uma forma conveniente de descobrir e instalar novo software. Os utilizadores podem aceder à Windows Store clicando no ícone na barra de tarefas ou procurando por “Windows Store” no menu Iniciar.
Ao trabalhar com vários ambientes de trabalho virtuais, pode ser útil conhecer os atalhos de teclado para alternar rapidamente entre eles. Para percorrer as alterações de ecrã dos ecrãs em execução sem utilizar o rato, utilize a tecla Windows + Ctrl + teclas de seta para a esquerda ou para a direita. Isto permitir-lhe-á navegar rapidamente entre os ambientes de trabalho virtuais.
Para abrir um novo ambiente de trabalho de comandos, basta premir a tecla Windows + Ctrl + D. Isto cria um novo ambiente de trabalho virtual com uma nova janela de linha de comandos aberta e pronta a ser utilizada.
Para fechar um novo ambiente de trabalho, prima a tecla Windows + Ctrl + F4. Isso fechará a área de trabalho virtual atual e todos os aplicativos em execução nela.
Os usuários também podem dividir o espaço da área de trabalho usando o recurso de encaixe no Windows 10. Basta arrastar um aplicativo para a borda da tela e ele se encaixará no lugar, ocupando metade da tela. Isto permite aos utilizadores trabalhar com várias aplicações lado a lado, facilitando a multitarefa e a produtividade.
Em conclusão, os ambientes de trabalho virtuais e a Windows Store são ferramentas poderosas que podem ajudar os utilizadores a serem mais produtivos e eficientes. Ao criar espaços de trabalho separados e organizar aplicações e dados, os utilizadores podem simplificar o seu fluxo de trabalho e concentrar-se na tarefa em questão. Ao conhecer os atalhos de teclado e as várias funcionalidades, os utilizadores podem melhorar a sua experiência e aumentar a produtividade.
Para abrir um novo ambiente de trabalho a partir do teclado, pode utilizar o atalho de teclado “Tecla Windows + Ctrl + D”. Este atalho cria um novo ambiente de trabalho virtual e muda automaticamente para ele.
Para criar um ambiente de trabalho virtual no Windows 10, siga estes passos:
1. Clique no botão Vista de Tarefas na barra de tarefas (ou prima a tecla Windows + Tab).
2. Clique no botão Novo Ambiente de Trabalho no canto superior esquerdo do ecrã.
3. Pode agora alternar entre os ambientes de trabalho virtuais clicando no botão Vista de Tarefas e seleccionando o ambiente de trabalho que pretende utilizar.
Em alternativa, pode utilizar o atalho de teclado Tecla do Windows + Ctrl + D para criar um novo ambiente de trabalho virtual e Tecla do Windows + Ctrl + Setas para a esquerda/direita para alternar entre eles.
O atalho de teclado para adicionar um ambiente de trabalho virtual no Windows 10 é “Tecla Windows + Ctrl + D”.