Se é um utilizador do Excel, já deve ter ouvido falar de macros. As macros são uma série de comandos e funções que podem ser gravados e salvos no Excel para que seja possível automatizar tarefas repetitivas. No entanto, para salvar uma macro, é necessário utilizar os recursos do Excel. Este artigo abordará como salvar uma macro no Excel e responderá a outras perguntas relacionadas.
1. Abra a pasta de trabalho do Excel onde deseja gravar a macro.
2. Vá para a guia Desenvolvedor na Faixa de Opções e clique em Gravar Macro.
Na caixa de diálogo Gravar Macro, dê um nome à sua macro e escolha onde a quer guardar.
4. Clique em OK para iniciar a gravação.
5. Execute as ações que deseja automatizar no Excel.
6. Quando terminar, clique em Parar gravação na guia Desenvolvedor.
Agora que gravou a sua macro, é altura de a guardar. Ao salvar a macro, ela fica disponível para ser usada em qualquer pasta de trabalho do Excel.
Para salvar uma macro no Excel, siga estas etapas:
1. Vá até a guia Desenvolvedor na Faixa de Opções e clique em Macros.
2. Selecione a macro que deseja salvar e clique em Editar.
3. Clique em Arquivo no Editor de Visual Basic e escolha Salvar.
Escolha o local onde pretende guardar a macro e dê-lhe um nome.
5. Clique em Salvar.
Isso é tudo! A sua macro está agora guardada e pronta a ser utilizada.
Agora vamos passar para outras questões relacionadas.
Se a sua macro não estiver a funcionar, pode haver várias razões para isso. Um motivo comum é o facto de as macros estarem desactivadas no Excel. Para habilitar macros, vá até a guia Desenvolvedor na Faixa de Opções, clique em Segurança de Macro e escolha Habilitar todas as macros.
Para entrar no modo VBA no Excel 2007, vá para a guia Desenvolvedor na Faixa de Opções e clique em Visual Basic.
Para activar macros no Outlook, vá a Ficheiro, Opções, Central de Confiança, Definições da Central de Confiança, Definições de Macro e escolha Activar todas as macros.
Se estiver a receber um erro de macro no Excel, pode ser devido a um erro de sintaxe no código. Verifique novamente o código e certifique-se de que ele está correto.
Finalmente, a extensão do Excel 2003 é .xls. Este era o formato de ficheiro predefinido para o Excel 2003 e versões anteriores.
Em conclusão, salvar uma macro no Excel requer o uso dos recursos do Excel. Uma vez gravada e guardada a macro, pode utilizá-la para automatizar tarefas repetitivas. Se estiver a ter problemas com a sua macro, verifique se as macros estão activadas e volte a verificar o código. E se estiver a utilizar uma versão mais antiga do Excel, lembre-se que a extensão de ficheiro para o Excel 2003 é .xls.
A tecla de atalho para visualizar macros no Excel é Alt + F8.
Para iniciar o código VBA no Excel, é necessário abrir o Editor de Visual Basic pressionando Alt + F11 no teclado ou indo para a guia Desenvolvedor e clicando em Visual Basic. Quando o editor estiver aberto, pode criar um novo módulo ou utilizar um já existente e começar a escrever o seu código VBA.
Para programar uma macro para ser executada automaticamente, você pode usar o evento “Workbook_Open” no Excel VBA. Esse evento é acionado quando a pasta de trabalho é aberta e pode ser usado para executar uma macro específica. Para tal, pode abrir o editor VBA, seleccionar o livro de trabalho ao qual pretende adicionar o código e, em seguida, introduzir o código da macro no evento “Workbook_Open”. Depois de guardar o livro de trabalho, a macro será executada automaticamente sempre que o livro de trabalho for aberto.