- Etapa 1: vá para Configurações de conteúdo.
- Etapa 2: role até a guia Flash.
- Etapa 3: Desative a opção “Bloquear a execução de sites em Flash”.
- Etapa 1: acesse um site que exija Flash.
- Etapa 2: encontre a caixa cinza marcada “Clique para ativar o Flash Player”.
O Adobe Flash Player é um software amplamente utilizado para reproduzir conteúdos multimédia, animações e jogos em websites. No entanto, devido a problemas de segurança e ao surgimento de novas tecnologias, a Adobe anunciou que deixará de suportar o Flash Player até ao final de 2020. Como resultado, os principais navegadores da Web, como o Chrome, já começaram a eliminar gradualmente o Flash Player. Se ainda precisar de utilizar o Flash Player no Chrome, eis como o pode fazer.
Activar o Flash Player no Chrome Para utilizar o Flash Player no Chrome, é necessário activá-lo nas definições do navegador. Aqui estão os passos a seguir:
1. Abra o Chrome e clique nos três pontos no canto superior direito do ecrã.
2. Seleccione Definições no menu pendente.
3. desloque-se para baixo e clique em Avançadas para expandir as definições.
4. em Privacidade e segurança, clique em Definições do site.
5. Localize e clique em Flash para aceder às respectivas definições.
6. Ative a opção “Perguntar primeiro (recomendado)” para ativar o Flash Player.
Depois de activar o Flash Player, pode aceder aos sites que o requerem. No entanto, tenha em atenção que esta é uma solução temporária, uma vez que o Flash Player deixará de ser suportado após 2020 e o Chrome deixará de o suportar após Dezembro de 2020.
Substituir o Flash Player em 2020
Com a descontinuação do Flash Player, muitos Web sites começaram a fazer a transição para tecnologias mais recentes, como o HTML5 e o JavaScript. Estas tecnologias são mais seguras e oferecem um melhor desempenho do que o Flash Player. Continua a ser possível utilizar outro software, como o Adobe Animate, o Adobe Air e o HTML5, para criar animações e jogos.
Execução do Flash em 2021
Se precisar de executar conteúdo Flash em 2021 e posteriormente, pode utilizar outros browsers que ainda suportem o Flash Player. Por exemplo, o Firefox e o Safari continuarão a suportar o Flash Player até ao final de 2020. Além disso, pode transferir e instalar software Flash Player autónomo, embora tal não seja recomendado devido a riscos de segurança.
Aceder a Web sites que necessitam do Flash Player Para aceder a Web sites que necessitam do Flash Player, pode seguir os passos mencionados anteriormente para activar o Flash no Chrome. No entanto, tenha em atenção que esta é apenas uma solução temporária e que estes Web sites terão de fazer a transição para tecnologias mais recentes em breve. Além disso, alguns Web sites podem ter versões alternativas que não requerem o Flash Player.
Para que serve o Adobe Flash Player no PC?
O Adobe Flash Player é um software utilizado para reproduzir conteúdos multimédia, tais como vídeos, animações e jogos em websites. Tem sido amplamente utilizado por muitos anos, mas tornou-se cada vez mais vulnerável a ameaças de segurança. Como resultado, a Adobe decidiu descontinuar o Flash Player até ao final de 2020. Se precisar de executar conteúdos Flash no seu PC, ainda pode utilizar software Flash Player autónomo, mas tal não é recomendado devido aos riscos de segurança. É melhor fazer a transição para tecnologias mais recentes, como HTML5 e JavaScript, que oferecem melhor desempenho e segurança.
Para activar o plug-in do Adobe Flash Player no Google Chrome, siga estes passos:
1. Abra o Google Chrome e clique no ícone dos três pontos localizado no canto superior direito da janela do navegador.
2. No menu pendente, seleccione Definições.
3. desloque-se para baixo e clique na opção Avançadas.
4. na secção Privacidade e segurança, clique em Definições de conteúdo.
5. desloque-se para baixo e clique em Flash.
6. Activar o interruptor da opção “Perguntar primeiro”.
7. Agora, quando visitar um Web site que requeira o Adobe Flash Player, o Chrome pedir-lhe-á que permita ou bloqueie o conteúdo Flash nesse Web site.
Nota: a partir de Dezembro de 2020, o Adobe Flash Player deixará de ser suportado e não funcionará na maioria dos sites.
Para converter um site em Flash para HTML5, terá de recriar o site utilizando HTML, CSS e JavaScript. Este processo implica identificar e replicar a funcionalidade dos elementos Flash utilizando tecnologias Web modernas. Existem também algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar no processo de conversão, como o Google Swiffy e o Adobe Animate. No entanto, é importante notar que nem todas as funcionalidades do Flash podem ser replicadas utilizando HTML5, pelo que alguns elementos podem ter de ser redesenhados ou totalmente removidos.
Depois de activar o Adobe Flash Player no Chrome, pode testar se está a funcionar visitando um site que requer Flash, como a página de Ajuda do Adobe Flash Player. Se a página carregar e a animação for reproduzida, então o Flash Player está a funcionar correctamente no Chrome.