Após instalar o programa ImgBurn no seu computador, insira o CD, DVD ou Blu-Ray virgem no drive do computador. Abra o ImgBurn e clique em “”Write image file to disc””. Em seguida, procure a localização da imagem ISO e clique em “”Abrir””.
1. Descarregar e instalar o ImgBurn: O primeiro passo para criar uma imagem ISO com o ImgBurn é descarregar e instalar o software. Pode descarregá-lo a partir do site oficial e instalá-lo no seu computador.
2. Abrir o ImgBurn: Uma vez instalado, abra o ImgBurn. Verá uma janela com várias opções.
Escolha a fonte: Na secção Source, seleccione a pasta ou os ficheiros que pretende incluir na imagem ISO.
Escolha o Destino: Na secção Destino, seleccione a pasta onde pretende guardar a imagem ISO. Certifique-se de que tem espaço livre suficiente no seu disco rígido.
5. Escolher o sistema de ficheiros: Na secção Sistema de ficheiros, escolha o tipo de sistema de ficheiros que pretende utilizar. Isso dependerá do uso que fará da imagem ISO. Se estiver a criar um disco de arranque, por exemplo, terá de escolher o sistema de ficheiros apropriado.
6. Criar a imagem ISO: Depois de ter seleccionado todas as opções, clique no botão Build (Construir) para criar a imagem ISO. O processo pode demorar algum tempo, dependendo do tamanho dos ficheiros e da velocidade do seu computador.
Guardar e abrir ficheiros:
Para salvar um arquivo, clique no botão Salvar no programa que estiver usando e escolha o local onde deseja salvar o arquivo. Para abrir um ficheiro, basta fazer duplo clique sobre o mesmo, e este será aberto no programa adequado.
Criar um ficheiro de texto:
Para criar um ficheiro de texto, abra um programa como o Bloco de Notas ou o WordPad e escreva o texto que pretende incluir no ficheiro. Depois, clique em Ficheiro e escolha Guardar como. Dê um nome ao ficheiro e escolha o local onde o pretende guardar. Certifique-se de que selecciona Documento de Texto como o tipo de ficheiro.
Criação de uma pasta de ficheiros:
Para criar uma pasta de ficheiros, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho ou no local onde pretende criar a pasta e escolha Nova Pasta. Dê um nome à pasta e, em seguida, arraste e solte os arquivos que deseja incluir na pasta para dentro dela.
Diferença entre ZIP e ISO:
ZIP é um formato de compressão de ficheiros utilizado para reduzir o tamanho dos ficheiros e facilitar a sua transferência através da Internet. O ISO, por outro lado, é um ficheiro de imagem de disco que contém todos os ficheiros e dados presentes num disco óptico. Embora ambos sejam utilizados para armazenar e transferir ficheiros, têm finalidades diferentes.
Utilização de um ficheiro ISO:
Depois de ter criado uma imagem ISO, pode utilizá-la de várias formas. Pode gravar a imagem ISO num disco utilizando um programa como o ImgBurn, ou pode montá-la como uma unidade virtual utilizando um software como o Virtual CloneDrive. Também pode extrair os ficheiros da imagem ISO utilizando um programa como o 7-Zip ou o WinRAR.
Em conclusão, criar uma imagem ISO com o ImgBurn é um processo simples que pode ser efectuado em poucos passos. Além disso, saber como guardar e abrir ficheiros, criar um ficheiro de texto, criar uma pasta de ficheiros e compreender a diferença entre ficheiros ZIP e ISO pode ser útil na gestão dos seus ficheiros. Finalmente, utilizar um ficheiro ISO também é fácil e pode ser feito de várias formas, dependendo das suas necessidades.
Uma imagem de sistema operativo é um ficheiro que contém uma cópia de um sistema operativo, juntamente com quaisquer configurações e definições necessárias. É utilizada para instalar ou restaurar o sistema operativo num computador ou dispositivo. Criar uma imagem ISO com o ImgBurn permite-lhe criar uma imagem do sistema operativo que pode ser utilizada para fins de instalação ou cópia de segurança.
Para gravar uma imagem ISO directamente no PC utilizando o ImgBurn, é necessário seguir estes passos:
1. Abra o ImgBurn e clique na opção “Gravar ficheiro de imagem no disco”.
2. Clique no botão “Browse” para seleccionar o ficheiro de imagem ISO que pretende gravar.
3. insira um CD/DVD virgem na unidade de disco do seu PC.
Seleccionar a opção “Verificar” se quiser verificar o disco depois de o gravar.
5. Clicar no botão “Gravar” para iniciar o processo.
6. Aguarde que o processo de gravação termine e ejecte o disco quando terminar.
Para fazer uma cópia de uma pen USB de arranque, pode utilizar o ImgBurn para criar uma imagem ISO da unidade USB e depois gravar essa imagem noutra unidade USB utilizando uma ferramenta como o Rufus ou o Win32DiskImager. Eis os passos a seguir:
1. Insira a pen USB de arranque no seu computador.
2. Abra o ImgBurn e seleccione “Criar ficheiro de imagem a partir do disco”.
Escolha a unidade USB como fonte e seleccione o modo “Ler”.
Escolha uma pasta de destino e um nome para a imagem ISO e clique em “Ler”.
5. Depois de a imagem ter sido criada, insira uma pen USB em branco no seu computador.
6. Abra o Rufus ou o Win32DiskImager e seleccione a imagem ISO que acabou de criar como fonte.
7. Seleccione a pen USB em branco como destino e clique em “Write” para copiar a imagem para a pen USB.
8. Quando o processo estiver concluído, terá uma cópia da pen USB de arranque na nova unidade USB.