Como criar uma imagem ISO no Windows?

Uma imagem ISO (International Organization for Standardization) é um ficheiro de arquivo que contém a cópia exacta de um disco, incluindo o sistema de ficheiros, o sector de arranque e todos os ficheiros e pastas nele contidos. A criação de uma imagem ISO é útil para fazer cópias de segurança dos seus dados, criar suportes de instalação e partilhar ficheiros grandes. Eis como pode criar uma imagem ISO no Windows.

Passo 1: Insira o disco do qual pretende criar uma imagem ISO na unidade óptica do seu computador.

Passo 2: Abra o Explorador de ficheiros do Windows e clique com o botão direito do rato na unidade óptica que contém o disco.

Passo 3: Seleccione “Criar imagem ISO” ou “Criar imagem de disco” no menu de contexto.

Passo 4: Escolha o local onde pretende guardar a imagem ISO e dê-lhe um nome.

Passo 5: Clique em “Guardar” para começar a criar a imagem ISO. Este processo pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do disco.

Depois que a imagem ISO for criada, você pode usá-la para criar uma unidade USB inicializável, gravá-la em um disco ou montá-la como uma unidade virtual.

Como criar uma imagem do Windows 7 com programas instalados?

Se pretender criar uma imagem do Windows 7 com todos os programas e definições instalados, pode utilizar a funcionalidade de cópia de segurança e restauro do Windows incorporada. Veja como:

Passo 1: Abra o Painel de Controlo e seleccione “Cópia de Segurança e Restauro”.

Passo 2: Clique em “Criar uma imagem do sistema” no lado esquerdo da janela.

Passo 3: Escolha o local onde pretende guardar a imagem do sistema. Pode guardá-la num disco rígido externo, numa localização de rede ou num conjunto de DVDs.

Passo 4: Seleccione as unidades que pretende incluir na imagem do sistema. Certifique-se de incluir a unidade do sistema, que normalmente é a unidade C:.

Passo 5: Clique em “Iniciar cópia de segurança” para criar a imagem do sistema. Este processo pode demorar várias horas, dependendo do tamanho do seu disco rígido.

Uma vez criada a imagem do sistema, pode utilizá-la para restaurar o computador para o seu estado anterior, incluindo todos os programas e definições instalados.

Como executar uma imagem ISO no PC?

Para executar uma imagem ISO no seu PC, você precisa montá-lo como uma unidade virtual. Veja como:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no arquivo de imagem ISO e selecione “Mount” no menu de contexto.

Passo 2: A imagem ISO será montada como uma unidade virtual, à qual pode aceder a partir do Explorador de Ficheiros do Windows.

Passo 3: Faça duplo clique na unidade virtual para a abrir e aceder aos ficheiros e pastas contidos na imagem ISO.

Como criar uma imagem ISO a partir de arquivos RAR?

Para criar uma imagem ISO a partir de arquivos RAR, você precisa extrair os arquivos do arquivo RAR e, em seguida, criar uma imagem ISO usando o método descrito acima. Veja como:

Passo 1: Use um software de arquivamento de arquivos como o WinRAR para extrair os arquivos do arquivo RAR.

Passo 2: Depois de ter extraído os ficheiros, siga os passos descritos acima para criar uma imagem ISO.

Como ler ISO no Windows 7?

Para ler uma imagem ISO no Windows 7, é necessário montá-la como uma unidade virtual usando o método descrito acima. Uma vez que a imagem ISO é montada como uma unidade virtual, você pode acessar os arquivos e pastas contidos nele a partir do Windows File Explorer.

Neste contexto, uma imagem ISO é um ficheiro que contém uma cópia exacta de um disco, incluindo o sistema de ficheiros, o sector de arranque e todos os ficheiros e pastas nele contidos. A criação de uma imagem ISO é útil para fazer cópias de segurança dos seus dados, criar suportes de instalação e partilhar ficheiros grandes. Pode criar uma imagem ISO no Windows utilizando a funcionalidade integrada de Cópia de Segurança e Restauro do Windows ou utilizando um software de terceiros. Uma vez criada a imagem ISO, pode utilizá-la para criar uma unidade USB de arranque, gravá-la num disco ou montá-la como uma unidade virtual.

FAQ
Como gravar uma imagem ISO numa unidade USB?

Para gravar uma imagem ISO numa pen USB no Windows, pode utilizar uma ferramenta gratuita de terceiros, como o Rufus ou a Windows USB/DVD Download Tool. Basta transferir e instalar a ferramenta, seleccionar a imagem ISO e a unidade USB e seguir as instruções para criar uma pen USB de arranque. Lembre-se de fazer uma cópia de segurança de todos os dados na unidade USB antes de a utilizar para este fim, uma vez que o processo irá apagar todos os dados existentes na unidade.

Tendo isto em mente, o que é a imagem iso do Windows 7?

A imagem ISO do Windows 7 é um ficheiro que contém uma cópia completa e exacta de um DVD de instalação do Windows 7 ou de uma unidade USB. Pode ser utilizada para criar um disco de instalação de arranque ou uma unidade USB para instalar o Windows 7 num computador. Uma imagem ISO também pode ser utilizada para criar uma cópia de segurança de um disco de instalação do Windows 7 ou de uma unidade USB.