O Adobe Flash Player já existe há algum tempo e tem sido uma ferramenta importante para reproduzir conteúdo multimédia na Web. No entanto, devido a preocupações de segurança e ao facto de já não ser suportado, muitos browsers desactivaram o plug-in por predefinição. Neste artigo, vamos orientá-lo sobre como activar o Adobe Flash Player e resolver alguns problemas comuns relacionados com ele.
Activar o Adobe Flash Player no seu browser:
Google Chrome:
1. Abra o Google Chrome e clique nos três pontos no canto superior direito.
2. Seleccione “Definições” no menu pendente.
3. desloque-se para baixo e clique em “Privacidade e segurança”.
4. clicar em “Definições do sítio”.
5. desloque-se para baixo e clique em “Flash”.
6. Alterne o interruptor para activar o Flash.
Mozilla Firefox:
1. Abra o Firefox e escreva “about:addons” na barra de endereços.
2. Clique em “Plugins” no menu do lado esquerdo.
3. localize o Adobe Flash Player e clique em “Activar sempre”.
O que fazer quando o plugin não é compatível?
Se encontrar uma mensagem de erro a indicar que o plug-in não é compatível, poderá ter de actualizar o seu browser ou o Adobe Flash Player para a versão mais recente. Pode visitar o sítio Web oficial da Adobe para transferir a versão mais recente do plug-in. Além disso, poderá querer considerar a actualização para um browser mais recente que suporte HTML5, que é uma alternativa mais segura e protegida ao Flash.
Como substituir o Adobe Flash Player 2021?
O Adobe Flash Player foi oficialmente descontinuado e não é mais suportado. Por conseguinte, recomenda-se que mude para soluções baseadas em HTML5 para reproduzir conteúdos multimédia na Web. A maioria dos browsers modernos suporta agora HTML5, o que proporciona uma experiência mais segura e protegida aos utilizadores. No entanto, se, por algum motivo, ainda precisar de utilizar o Flash, pode descarregar a última versão do Flash a partir do sítio Web da Adobe.
Posteriormente, como activar o plug-in do Google Chrome?
Para activar o plug-in do Google Chrome, é necessário seguir os passos mencionados acima. No entanto, vale a pena referir que o Google Chrome descontinuou oficialmente o suporte para o Adobe Flash Player e este já não está incluído no navegador por predefinição. Se ainda precisar de utilizar o Flash, pode activá-lo manualmente seguindo os passos mencionados acima.
Porque é que o Google não quer actualizar?
A Google já não suporta o Adobe Flash Player devido a preocupações de segurança e ao facto de este já não estar a ser desenvolvido. Por conseguinte, o Google Chrome já não inclui o plug-in por predefinição, cabendo ao utilizador activá-lo manualmente. A Google está a incentivar os utilizadores a mudar para soluções baseadas em HTML5, que proporcionam uma experiência mais segura e protegida aos utilizadores. Além disso, o HTML5 é mais rápido, mais fiável e mais eficiente do que o Flash.
Poderá haver várias razões para não conseguir actualizar o Google Chrome. Uma possível razão poderá ser o facto de o sistema operativo do seu computador já não ser suportado pela versão mais recente do Chrome. Outro motivo poderá ser o facto de a sua ligação à Internet ser instável ou lenta, o que está a impedir a transferência da actualização. Além disso, se tiver algum software antivírus ou de firewall instalado, este poderá estar a impedir a instalação da actualização.
Para actualizar o Google Chrome no seu telemóvel, pode seguir estes passos:
1. Abra a aplicação Google Play Store no seu telemóvel.
2. Toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo do ecrã para abrir o menu.
3. seleccione “As minhas aplicações e jogos” no menu.
4. encontre o Google Chrome na lista de aplicações e toque em “Actualizar” se estiver disponível uma actualização.
5. se não existir um botão “Actualizar”, significa que o Chrome já está actualizado.
Para transferir vídeos em Flash, terá de utilizar um software de terceiros ou uma extensão do navegador que possa capturar e transferir o vídeo do Web site. Uma das opções mais populares é a extensão de navegador Video DownloadHelper, que está disponível para Firefox e Chrome. Outra opção é o software Freemake Video Downloader, que pode ser instalado no seu computador. No entanto, tenha em atenção que o descarregamento de conteúdos protegidos por direitos de autor pode ser ilegal em alguns países.