Um cluster de failover é um grupo de sistemas de computador independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade e a escalabilidade de aplicativos e serviços. Esses clusters são normalmente usados para implantar serviços e aplicativos críticos que exigem alta disponibilidade. Cada nó do cluster está ligado ao armazenamento partilhado, permitindo que o cluster transfira automaticamente serviços e aplicações para outro nó em caso de falha.
Criação de nós em um cluster
Para criar um nó em um cluster, é necessário usar o utilitário de linha de comando. O comando para criar um nó em um cluster varia de acordo com o sistema operacional que está sendo usado. Por exemplo, no Windows Server, é possível usar o Gerenciador de Cluster de Failover para criar novos nós no cluster. Será necessário fornecer o endereço IP e outros detalhes para cada nó ao criar o cluster.
Configurando um cluster
Para configurar um cluster, você precisará seguir algumas etapas. Primeiro, é necessário configurar o armazenamento que o cluster usará. Em seguida, será necessário instalar o recurso de cluster de failover em cada nó do cluster. Depois de instalar o recurso, você pode usar o Gerenciador de cluster de failover para criar o cluster e adicionar nós a ele.
Configurando o Quorum
Depois de configurar o cluster, você precisará configurar o quorum. O quorum é um recurso que garante que o cluster possa continuar a funcionar mesmo se alguns nós falharem. Para configurar o quorum, é necessário escolher uma configuração de quorum que funcione para o seu cluster. Existem vários tipos de configurações de quorum, incluindo maioria de nó, maioria de nó e disco, e maioria de nó e compartilhamento de arquivo.
Configurando um cluster MySQL Para configurar um cluster MySQL, você precisará seguir alguns passos. Primeiro, será necessário instalar o servidor MySQL em cada nó do cluster. Em seguida, é necessário criar um banco de dados MySQL e configurá-lo para o clustering. Depois de ter configurado a base de dados, pode utilizar o Failover Cluster Manager para criar o cluster e adicionar nós ao mesmo.
Como os clusters funcionam Um cluster funciona distribuindo a carga de trabalho em vários nós. Cada nó do cluster tem acesso ao armazenamento partilhado, o que permite que o cluster funcione mesmo que alguns nós falhem. Quando um nó falha, o cluster transfere automaticamente a carga de trabalho para outro nó, garantindo que os serviços e aplicações críticos estejam sempre disponíveis. Os clusters são normalmente usados em centros de dados para implantar serviços e aplicativos críticos que exigem alta disponibilidade e escalabilidade.
Um quorum é um número mínimo de nós que devem estar activos num cluster de failover para garantir que o cluster pode funcionar correctamente. Ele ajuda a evitar a síndrome do cérebro dividido, em que vários nós no cluster acreditam que são o nó ativo, levando à corrupção de dados e outros problemas. O quorum é responsável por garantir que apenas um nó está activo de cada vez e pode ser configurado para utilizar diferentes modos de quorum, dependendo do número de nós no cluster.
Para criar um cluster Hyper-V, primeiro é necessário garantir que tem pelo menos dois servidores físicos com hardware compatível e recursos suficientes para suportar as máquinas virtuais que serão executadas no cluster. Em seguida, siga estes passos gerais:
1. Instale a função Hyper-V em cada um dos servidores físicos.
2. Configure o armazenamento partilhado que pode ser acedido por ambos os servidores.
3. crie um cluster de failover usando a ferramenta Failover Cluster Manager no Windows Server.
Adicionar a função Hyper-V ao cluster.
5. Criar máquinas virtuais e configurar as suas definições, tais como discos rígidos virtuais e adaptadores de rede virtuais.
6. Utilize a ferramenta Failover Cluster Manager para configurar as máquinas virtuais para alta disponibilidade, como a definição de pontos de controlo de máquinas virtuais e a configuração de definições de migração em tempo real.
Estes passos gerais variam ligeiramente consoante a versão específica do Windows Server e do Hyper-V que está a utilizar, pelo que é importante consultar a documentação relevante e seguir as melhores práticas para o seu ambiente específico.
A pergunta não está diretamente relacionada ao artigo “Entendendo o Failover Cluster: Configuração e gerenciamento”. No entanto, para responder à sua pergunta, o Minikube é uma ferramenta que permite executar um cluster Kubernetes de nó único na sua máquina local. Ele é frequentemente usado para fins de teste e desenvolvimento antes de implantar aplicativos em um cluster Kubernetes de produção.