O PDF foi desenvolvido pela Adobe Systems no início dos anos 90 e, desde então, tornou-se um dos formatos de ficheiro mais populares utilizados para documentos electrónicos. Os ficheiros PDF são amplamente utilizados para livros digitais, manuais, relatórios, brochuras, formulários e outros tipos de documentos que necessitam de ser distribuídos ou partilhados online.
Para criar um ficheiro PDF, é necessário um software de criação ou conversão de PDF, que pode converter um ficheiro de origem, como um documento Word, uma folha de cálculo Excel, uma apresentação PowerPoint ou um ficheiro de imagem, num ficheiro PDF. Existem muitas opções de software de PDF disponíveis, incluindo o Adobe Acrobat, o Foxit Reader, o Nitro Pro e outros.
Para guardar uma impressão de ecrã num ficheiro PDF, pode utilizar a funcionalidade de impressão para PDF incorporada nos sistemas operativos Windows ou Mac. Basta premir o botão Imprimir ecrã no teclado, abrir um documento ou editor de imagens, colar a impressão de ecrã e, em seguida, seleccionar a opção Imprimir. Em vez de escolher uma impressora física, seleccione a opção Imprimir para PDF e, em seguida, guarde o ficheiro na localização pretendida.
Para transformar uma imagem num ficheiro PDF, pode utilizar ferramentas online como o Smallpdf, que pode converter vários formatos de imagem, como JPG, PNG, BMP e GIF, em ficheiros PDF. Basta carregar o ficheiro de imagem no sítio Web, escolher a opção PDF e, em seguida, transferir o ficheiro convertido.
Para enviar um documento por correio, pode anexar o ficheiro PDF a uma mensagem de correio electrónico e enviá-lo para o endereço de correio electrónico do destinatário. A maioria dos clientes de correio electrónico, como o Gmail, Outlook e Yahoo Mail, suporta anexos de PDF.
Para converter várias imagens num único ficheiro PDF, pode utilizar software de conversão em lote, como o Adobe Acrobat ou o Smallpdf, que pode converter vários ficheiros num único ficheiro PDF. Basta seleccionar os ficheiros de imagem que pretende converter, escolher a opção de saída em PDF e, em seguida, guardar o ficheiro na localização pretendida.
Para enviar o ficheiro PDF mais tarde, pode guardá-lo no seu computador ou no armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive, e depois enviar ao destinatário uma hiperligação para descarregar o ficheiro. Desta forma, não tem de se preocupar com limitações de tamanho de ficheiro ou problemas de entrega de correio electrónico.
Em conclusão, os ficheiros PDF são versáteis, práticos e amplamente utilizados para documentos electrónicos. Com as ferramentas e os conhecimentos adequados, pode facilmente criar, editar e partilhar ficheiros PDF para vários fins.
Uma possível razão para não conseguir enviar um e-mail com um anexo é que o tamanho do ficheiro do anexo pode ser demasiado grande para o limite de tamanho do seu fornecedor de e-mail. Outra razão possível é que as definições de segurança do seu fornecedor de correio electrónico podem estar a bloquear determinados tipos de anexos por motivos de segurança. Poderá ser necessário comprimir o ficheiro ou utilizar um formato de ficheiro diferente para reduzir o tamanho do anexo, ou contactar a equipa de apoio do seu fornecedor de correio electrónico para obter informações sobre as suas políticas de anexos.
Para enviar um documento PDF através da Internet, pode utilizar o correio electrónico, serviços de partilha de ficheiros ou soluções de armazenamento na nuvem. Com o correio electrónico, pode anexar o ficheiro PDF à sua mensagem e enviá-lo ao destinatário. Os serviços de partilha de ficheiros, como o Dropbox ou o Google Drive, permitem-lhe carregar o seu ficheiro PDF e partilhar a ligação com outras pessoas para acederem e transferirem o documento. As soluções de armazenamento na nuvem, como o OneDrive ou o iCloud, também permitem partilhar ficheiros, criando uma ligação partilhável ou convidando outras pessoas a aceder ao documento.
Para anexar um ficheiro PDF ou qualquer outro documento como anexo de e-mail no Gmail, é necessário seguir estes passos:
1. Abra a sua conta do Gmail e clique no botão “Compor” para criar um novo e-mail.
2. Clique no ícone “Anexar ficheiros” (clipe de papel) na parte inferior da janela de composição do e-mail.
Abre-se uma janela do explorador de ficheiros onde pode seleccionar o ficheiro PDF que pretende anexar.
4. Depois de seleccionar o ficheiro, clique no botão “Abrir” para o anexar ao seu e-mail.
5. O ficheiro PDF será adicionado como anexo ao seu e-mail. Pode então acrescentar o endereço de correio electrónico do destinatário, o assunto e a mensagem e clicar em “Enviar” para enviar a mensagem de correio electrónico.