Consumerização de TI ("consumerização") é uma frase usada para descrever o ciclo de tecnologia da informação (TI) emergente no mercado consumidor, e então se espalhando para empresas e organizações governamentais, principalmente porque os funcionários estão usando as tecnologias e dispositivos populares do "mercado consumidor" em casa e depois introduzindo-os no local de trabalho.
Consumerização de preocupações de segurança de TI
A consumerização de TI não se refere apenas ao uso de eletrônicos pessoais de consumo no trabalho - como iPhones e tablets - mas também a serviços online, incluindo armazenamento de dados online, serviços de e-mail baseados na Web (“webmail”) e mídia social ou rede social sites como Facebook e Twitter.
A consumerização de TI é conduzida por funcionários que compram seus próprios dispositivos, usam suas próprias contas de serviço online pessoais, instalam seus próprios aplicativos e, em seguida, se conectam à rede corporativa com o dispositivo, muitas vezes sem o conhecimento ou aprovação da organização.
Para pequenas empresas, organizações corporativas e governamentais, o maior desafio para TI é que os funcionários que usam tecnologias e dispositivos não aprovados no trabalho são um risco de segurança de rede, mas mesmo com esse entendimento é o conhecimento de que esses dispositivos ainda chegarão ao local de trabalho e serão usado pelos funcionários, mesmo se houver políticas de segurança corporativa em vigor.
Empresas abraçam a consumerização de TI
Muitas empresas hoje perceberam que por abraçando a consumerização de TI, isso não só economizará dinheiro e aumentará a agilidade dos negócios, mas também aumentará a produtividade dos funcionários.
Uma iniciativa popular é chamada BYOD (“traga seu próprio dispositivo”). Essa frase foi amplamente adotada para se referir a trabalhadores móveis que trazem seus próprios dispositivos móveis, como smartphones, laptops e PDAs, para o local de trabalho para uso e conectividade na rede corporativa.
Em vez de lutar contra os funcionários que desejam BYOD para trabalhar, muitas empresas permitem que os funcionários usem seus próprios dispositivos móveis no trabalho e implementem uma “política de BYOD” para ajudar a TI a gerenciar melhor esses dispositivos e garantir que a segurança da rede não seja comprometida.
Aprenda Como Abraçar a Consumerização de TI neste Atualização do CIO artigo.