Serviços Web

O termo serviços da Web descreve uma maneira padronizada de integrar aplicativos baseados na Web usando os padrões abertos XML, SOAP, WSDL e UDDI em um backbone de protocolo da Internet. XML é usado para marcar os dados, SOAP é usado para transferir os dados, WSDL é usado para descrever os serviços disponíveis e UDDI é usado para listar quais serviços estão disponíveis. Usados ​​principalmente como um meio de comunicação entre empresas e clientes, os serviços da Web permitem que as organizações comuniquem dados sem conhecimento íntimo dos sistemas de TI de cada uma atrás do firewall.

Ao contrário dos modelos tradicionais de cliente / servidor, como um servidor da Web / sistema de página da Web, os serviços da Web não fornecem ao usuário uma GUI. Em vez disso, os serviços da Web compartilham lógica de negócios, dados e processos por meio de uma interface programática em uma rede. A interface dos aplicativos, não os usuários. Os desenvolvedores podem então adicionar o serviço da Web a uma GUI (como uma página da Web ou um programa executável) para oferecer funcionalidade específica aos usuários.

Os serviços da Web permitem que aplicativos diferentes de origens diferentes se comuniquem entre si sem codificação personalizada demorada e, como toda a comunicação é em XML, os serviços da Web não estão vinculados a nenhum sistema operacional ou linguagem de programação. Por exemplo, Java pode falar com Perl, aplicativos Windows podem falar com aplicativos UNIX.

Os serviços da Web não requerem o uso de navegadores ou HTML.

Os serviços da Web às vezes são chamados de serviços de aplicativo.

PRÓXIMA
Filtro de site