PC-on-a-Stick é um termo que se refere a um pequeno dispositivo do tamanho de uma unidade flash USB que pode ser conectado a uma TV ou monitor compatível com HDMI para fornecer uma experiência completa de computação pessoal (PC). Os dispositivos PC-on-a-Stick são projetados principalmente para trabalhos de produtividade leve, bem como navegação na Web, redes sociais, bate-papo com vídeo e streaming de mídia.
Também chamados de Stick PCs ou Compute Sticks, os dispositivos PC-on-a-Stick são normalmente pareados com um teclado e mouse sem fio Bluetooth para entrada do usuário, embora o hardware com fio USB também possa ser usado por meio de uma porta USB incluída no PC-on- uma vareta. A maioria dos dispositivos PC-on-a-Stick são alimentados por um sistema ARM ou Intel Atom system-on-a-chip (SoC) com Windows (8.1 ou Windows 10) ou uma distribuição Linux (normalmente Ubuntu) servindo como sistema operacional do dispositivo .
Fornecedores e casos de uso de PC-on-a-Stick
A Intel lançou sua versão do PC-on-a-Stick como Intel Compute Stick em 2015, e Lenovo, Archos, Amazon (Fire Stick) e Google (Chromecast) têm seus próprios dispositivos PC-on-a-Stick disponíveis. Os preços desses dispositivos variam de US $ 35 a US $ 40 para os dispositivos Chromecast e Fire Stick de funcionalidade limitada a US $ 99 para o Archos e US $ 149 para a versão Windows do Intel Compute Stick de última geração.
Embora os dispositivos PC-on-a-Stick não tenham o poder e a funcionalidade total dos desktops e laptops tradicionais, sua portabilidade, preço barato e baixo consumo de energia os tornam atraentes e versáteis para uma ampla variedade de casos de uso, especialmente para o consumidor final.