Abreviado como DTN, Dinterrupção Tolerant Networking é uma arquitetura de rede projetada para fornecer comunicações nos ambientes mais instáveis e estressados, onde a rede normalmente estaria sujeita a interrupções frequentes e duradouras e altas taxas de erro de bit que poderiam degradar gravemente as comunicações normais. É um protocolo experimental desenvolvido pelo Delay & Disruption Tolerant Networking Research Group, que opera no âmbito da Internet Research Task Force.
Uma abordagem diferente para TCP / IP
O DTN funciona usando um tipo de abordagem diferente do TCP / IP para entrega de pacotes, que é mais resistente a interrupções do que o TCP / IP. O DTN é baseado em um novo protocolo experimental denominado Bundle Protocol (RFC 5050). O Bundle Protocol (BP) fica na camada de aplicação de um certo número de internets constituintes, formando uma rede de sobreposição store-and-forward. BP opera como um protocolo de sobreposição que vincula várias sub-redes (como LANs baseadas em Ethernet) em uma única rede.
Store-And-Forward
A ideia básica por trás da rede DTN é que os terminais nem sempre estão continuamente conectados. Para facilitar a transferência de dados, o DTN usa uma abordagem de armazenamento e encaminhamento em roteadores que é mais tolerante a interrupções do que o TCP / IP. No entanto, a abordagem DTN não significa necessariamente que todos os roteadores DTN em uma rede exigiriam grande capacidade de armazenamento para manter a integridade de dados ponta a ponta.
Redes Tolerantes a Disrupções são freqüentemente usadas em missões de socorro a desastres, missões de manutenção da paz e em redes veiculares. Mais recentemente, a NASA testou a tecnologia DTN para comunicações de espaçonaves.