A aprendizagem social é o processo de aprendizagem por meio da colaboração e interação com outras pessoas. A aprendizagem social não se limita apenas ao contato direto ou indireto, pois permite que a aprendizagem ocorra em ambiente de sala de aula, ambiente de trabalho corporativo, online ou em qualquer lugar a qualquer hora.
O uso crescente de e-learning, mlearning e tecnologia de rede social na última década resultou em um aumento dramático nas ferramentas e oportunidades de aprendizagem social, tanto no nível educacional quanto no treinamento corporativo e ambientes de aprendizagem.
Exemplos específicos de aprendizagem social incluem interações face a face, projetos de trabalho colaborativos, aulas online, passeios e exercícios de construção de equipes, sessões de bate-papo interativas, redes sociais e muito mais.
Como os educadores estão aproveitando o aprendizado social em seus currículos
Aproveitando as técnicas de aprendizagem social em seus currículos de ensino e treinamento, os educadores são capazes de alcançar públicos maiores e se conectar melhor com uma variedade maior de alunos. A aprendizagem social também cria uma maior variedade de oportunidades para o envolvimento e a discussão contínua e o aprendizado além do ambiente da sala de aula, e ajuda os alunos a aprender uns com os outros e assimilar melhor o conteúdo educacional.
A aprendizagem social também representa um componente chave no 70: 20: 10 modelo de aprendizagem e desenvolvimento, que defende que alunos e funcionários aprendem melhor (70%) fazendo (aprendizagem no trabalho ou envolvimento direto em projetos), seguido por aprendizagem social a partir de interações com colegas (20%) e, finalmente, apenas 10% das configurações tradicionais de sala de aula com instrutor.